Ana Rodrigues, da ED Viana, e a equipa mista de Juvenis do SC Braga alcançaram hoje novas marcas no decorrer do segundo dia dos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos Portugal Open.
A nadadora da Escola Desportiva de Viana, a preparar-se para o Europeu de Piscina Longa, impôs-se na prova de Absolutos dos 50m Bruços.
Ana Rodrigues percorreu a distância em 31.09s, superando os 31.23s da marcar anterior, que lhe pertencia e que tinha conseguido fazer em abril.
Com este resultado Ana Rodrigues lidera a Tabela por Pontos em femininos.
“O objetivo nesta prova não era bater o recorde, mas sim para começar a “afinar” o Europeu que é daqui a duas semanas e meia” foi desta forma que Ana Pinheiro comentou a nova marca.
A atleta da EDV, em declarações à FPN, referiu que “esta foi a minha primeira semana a começar a descansar e queríamos fazer os 50 bruços para ver o que poderíamos ajustar. Ainda treinei de manhã, de tarde também. Por tudo isso, foi surpreendente este tempo”.
“Este resultado promete para o Europeu, vamos ajustar alguns pormenores, o descanso também vai ajudar, portanto acho que consigo ainda melhorar um bocadinho esta marca”.
Rafael Ribas, treinador da ED Viana, salientou que “a execução da prova da Ana tem vindo a ser refinada ao longo da época” e salientou que “estamos em carga, este resultado foi um excelente indicador”.
JUVENIS DO SC BRAGA RETIRAM SETE SEGUNDOS À ANTERIOR MARCA
A Estafeta mista do SC Braga dominou a prova de Juvenis de 4x100m Livres. O quarteto composto por Milan Jevic, Eduardo Faria, Margarida Pinto e Maria Gomes Neves realizou a marca de 3.53,92 minutos retirando sete segundos ao anterior recorde.
Para além do recorde nacional e da vitória na Estafeta mista, o SC Braga assegurou no total cinco títulos e ascendeu à liderança da Estatística de Medalhas em Juvenis.
Mark Zhukov e Margarida Pinto sagraram-se Campeões Nacionais aos 400m Estilos, Maria Neves é Campeã aos 200m Costas e a Estafeta feminina ganhou a prova dos 4×100 Livres. Rafael Simões fez terceiro lugar nos 50m Bruços.
Luís Cameira, treinador do SC Braga, faz um balanço “muito positivo” deste segundo dia de provas e referiu que “depois dos azares de ontem, hoje merecíamos ser premiados pelo nosso trabalho”.
Afirmando que “a equipa reagiu bem ao primeiro dia complicado que tivemos”, Luís Cameira salienta “conquistamos os cinco títulos nacionais num total de seis medalhas, um recorde nacional pela Estafeta Mista de Juvenis… que retirou sete segundos à anterior marca”.
O resultado mais surpreendente deste segundo dia de provas, foi o recorde nacional? “Esse foi um dos resultados surpreendentes… os cinco títulos também. Todos eles estão de parabéns pelo empenho”.
FRANCISCO SILVA (GDN FAMALICÃO) CAMPEÃO NACIONAL
Francisco Silva, do GDN Famalicão, subiu ao mais alto lugar do pódio nos 200m Costas. O nadador famalicense dominou a prova, fazendo o tempo de 2:08.61m, ficando muito próximo do recorde nacional (2:06.59).
Na segunda posição ficou o também famalicense Tiago Costa.
Pedro Faia, treinador do GDN Famalicão, considerou que “foi uma jornada fantástica, com marcas de excelência” e destacou “o título nacional do Francisco Silva, a ficar a cerca de um segundo do recorde nacional aos 200 Costas. Acresce a este brilharete o título de Vice-Campeão Nacional do Tiago Costa, às finais A conquistadas pelo Afonso Silva e a Daniela Lopes, assim como os inúmeros recordes pessoais”.
Afirmando que “a confiança é contagiante e os resultados tendem a aparecer com maior prazer e significado”, Pedro Faia referiu que “fico muito contente e orgulhoso destes atletas, pela sua competência e por desfrutarem destes Campeonatos Nacionais”.
Quanto a expetativas para o terceiro dia… “vamos manter esta dinâmica”.
ALEXANDRE AMORIM (VITÓRIA SC) CAMPEÁO NACIONAL AOS 50M BRUÇOS
Alexandre Amorim, do Vitória SC, sagrou-se Campeão Nacional aos 50m Bruços. O nadador do Vitória SC, que foi segundo no Open, realizou a prova em 28.67s.
Tomás Lopes também subiu ao pódio nesta segunda jornada. O nadador de Guimarães foi terceiro nos 200m Livres Absolutos.
RESULTADOS
400m Estilos
Juvenis
1.º Mark Zhukov (SC Braga)
1.º Margarida Pinto (SC Braga)
200m Livres
Open
3.º Tomás Lopes (Vitória SC)
2.º Diana Durães (AD Fafe)
Juvenis: 1.º Maria Neves (SC Braga)
50m Bruços
Open
2.º Alexandre Amorim (Vitória SC)
1.º Ana Rodrigues (ED Viana), com recorde nacional
Absolutos
1.º Alexandre Amorim (VSC); 3.º Rafael Simões (SC Braga)
1.º Ana Rodrigues (ED Viana), com recorde nacional
200m Costas
Juvenis
1.º Francisco Silva (Famalicão); 2.º Tiago Costa (Famalicão)
1.º Maria Neves (SC Braga)
4x100m Livres
Juvenis
Fem: 1.º SC Braga
Misto: 1.º SC Braga (Milan Jevic, Eduardo Faria, Margarida Pinto, Maria Gomes Neves) com recorde nacional