BASQUETEBOLENTREVISTAS

Diogo Martins entre os melhores árbitros nacionais: “é uma classificação positiva… mas pretendo melhorar”

Diogo Martins está entre os melhores árbitros da Liga Portuguesa de Basquetebol. O árbitro da Associação de Basquetebol de Braga, que apitou este ano três jogos entre os principais candidatos ao título, termina a época classificado na 14.ª posição com uma nota final de 82,366 pontos.

“É uma classificação positiva” começou por afirmar Diogo Martins, que está em plena preparação para o Campeonato da Europa de Sub-20 masculinos, que se realiza em Montenegro entre 16 e 24 de julho.

O árbitro bracarense garante que “pretendo trabalhar de forma a fazer sempre melhor de ano para ano. Quero ganhar o meu espaço, aproveitar as oportunidades que surjam, fazer por merecer estar nos jogos decisivos e pontos altos e, obviamente, corresponder com a expectativa de um bom trabalho”.

“A ÉPOCA CORREU BEM”

Diogo Martins, que está no primeiro escalão da arbitragem há cerca de oito anos, considera que “a época correu bem, tive oportunidade de ter mais jogos tanto cá, como lá fora, com maior qualidade e maior grau de dificuldade”.

Diogo Martins marcou mesmo presença nos ‘derbies’ entre os principais candidatos ao título… “foram jogos que correram bem no geral. Obviamente, isso é sinal de evolução e maior confiança para o futuro. Consegue-se mais crescer nesses jogos de maior grau de dificuldade e isso é importante”.

Houve algum jogo que te deu maior prazer de fazer? “Os clássicos têm sempre uma atmosfera diferente por trás… uma maior exposição ao erro, mais público nas bancadas, os níveis de concentração têm de estar sempre mais elevados. Tive alguns bons jogos ao longo da época que foram decididos nos últimos segundos de jogo”, disse Diogo Martins.

Afirmando que “o balanço da época nacional é positivo”, Diogo Martins salientou que “agora faltam os Campeonatos de Verão para a FIBA para ver se acabo a época com boas perspetivas para a próxima”.

NOMEADO PARA TRÊS EUROPEUS

Diogo Martins está nomeado para três Campeonatos da Europa – Sub-20 masculinos (16 a 24 julho), Sub-18 feminino (30 julho a sete de agosto) e Sub-16 masculino (11 a 20 de agosto) -, mas já fez vários jogos das competições europeias…

“A nível internacional, à semelhança daquilo que era expectativa a nível interno é o de crescer, amadurecer e aproveitar oportunidades. Tive a felicidade de ter um maior número de jogos do que aquilo que contava ter. Fico satisfeito com a época realizada, tendo a esperança de que uma boa prestação nos Campeonatos de Verão me possam trazer um maior número de jogos futuros e de grau de dificuldade acrescido”, referiu o árbitro de Braga.

Que perspetivas tens para os Campeonatos da Europa? “Espero que possam correr bem. Tenho a certeza que um muito bom desempenho me abrirá mais portas para o futuro. Tenho de trabalhar para isso e fazer para que corra tudo bem”.

PREPARAR OS EUROPEUS

Como tem corrido a preparação? E como é feita a preparação nesta altura sem jogos para testar como estás? “Nesta fase o importante é preparar o físico, evitar a longa paragem física entre o final da temporada e o início dos campeonatos. Depois é aproveitar os jogos de preparação das Seleções Nacionais para fazer a nossa preparação”, disse Diogo Martins.

O árbitro da ABB diz-se “muito motivado” para o que se aproxima e salienta que “são as oportunidades que tenho para evoluir e crescer e abrir portas para o futuro. Por isso tenho de as aproveitar”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...