Beatriz Pereira, ciclista de Famalicão que alinha na equipa espanhola da Bizkaia-Durango, sagrou-se Vice-Campeã Nacional de Contrarrelógio nos Campeonatos Nacionais de Estrada que decorrem em Mogadouro.
A ciclista famalicense percorreu os 21,5 quilómetros em 32:42m, ficando a escassos sete segundos da vencedora, a sua colega de equipa Daniela Campos.
Beatriz Pereira foi das primeiras atletas a ir para a estrada, realizando melhor tempo da prova, que foi batido apenas por Daniela Campos, a última atleta a competir.
A ciclista de Famalicão mostrou-se surpreendida com o segundo lugar da prova e refere que “ainda nem parece real”.
“Foi uma surpresa grande”, disse Beatriz Pereira, que adiantou que “o dia ultrapassou tudo o que poderia esperar. Nunca tinha feito um crono tão comprido. Eram muitas variáveis novas e ainda por cima fui das primeiras a sair”.
“Eu tentei gerir bem o ‘crono’ sendo que para mim era comprido… E gerir as variáveis como o vento e etc… Não era um ‘crono’ técnico, por isso, a aerodinâmica e a gestão de energia era muito importante. Foi isso que fiz”, referiu.
“NEM ACREDITEI QUANDO EM DISSERAM QUE TINHA O SEGUNDO MELHOR TEMPO”
Como te sentiste quando as atletas iam terminando a prova e tu continuavas a ter o melhor tempo? “Eu nem estava atenta aos tempos porque não contava ir ao pódio e estava a fazer a recuperação para amanhã”, disse Beatriz Pereira, que adiantou que “nem sabia que tinha o melhor tempo até a Daniela acabar, nem acreditei quando me disseram que tinha o segundo melhor tempo. Afinal eu nunca fui assim tão boa no ‘crono’ apesar de o vir a trabalhar há anos”.
Beatriz Pereira referiu que “é incrível saber que depois de tantos anos a trabalhar o ‘crono’ e de bater muitas vezes na parede, a primeira vez que o meu trabalho começa a dar frutos é como Elite e ainda por cima com uma medalha de prata”.
A ciclista famalicense vai agora preparar a prova de Fundo, que se realiza amanhã e em que terá pela frente um traçado seletivo com 87,6 quilómetros…
“Agora é aproveitar… e descansar. Amanhã vê-se o que acontece e como corre”, referiu Beatriz Pereira, que salientou que “não quero que a corrida de amanhã não me deixe saborear o meu primeiro pódio como Elite”.
DANIELA PEREIRA E MARLENE GONÇALVES NO TOP10
Daniela Pereira, famalicense do Kiwi Atlántico-Louriña, concluiu o ‘Nacional’ de Contrarrelógio no oitavo lugar, com o tempo de 34:59m.
A ciclista famalicense está no Ciclismo de Estrada desde 2020 e ingressou este ano na equipa espanhola da Kiwi, gastou mais dois minutos que a vencedora.
Marlene Gonçalves, da União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca, alcançou a 10.ª posição com o tempo de 36:52m.
A vimaranense Tânia Lima, Sicasal-Glassdrive, estreou-se no Campeonato Nacional com o 15.º lugar no Contrarrelógio, enquanto Alexandra Albino (UCMPB) foi 16.ª .
ROSA MARQUES VICE-CAMPEÃ EM MASTER 50
Rosa Marques, da Discover Melgaço – União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca, conquistou o segundo lugar na prova de Master 50.
A atleta de Melgaço gastou 38:12 minutos para percorrer o traçado, ficando a cerca de dois minutos da vencedora Filomena Gomes.
Em Master 30, Liliana Silva terminou em terceiro lugar.