Filipe Silva, da Bike House DH Team/Guimarães, alcançou a segunda posição no 4.º DHI Capital do Móvel, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT DHI, que se realizou domingo, no Monte do Pilar, em Paços de Ferreira e teve como vencedor Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos).
O ciclista de Guimarães, que teve uma primeira descida pouco conseguida, fazendo o 12.º melhor tempo, realizou a manga de classificação de forma irrepreensível e assumiu a liderança da corrida com o tempo de 1:52:75m.
Filipe Silva perdeu o primeiro lugar da prova na descida do último atleta. Rafael Sousa, que nos últimos anos tem-se dedica ao Enduro, desceu a pista do Monte do Pilar em 1:49.64m e assumiu-se como o grande vencedor do 4.º BTT DHI Capital do Móvel, fazendo ainda o melhor tempo à geral.
IVO TEIXEIRA TERCEIRO, ANDRÉ FERREIRA E GONÇALO BARROS NO TOP5
Filipe Silva termina assim em segundo, enquanto o fafense Ivo Teixeira, a correr como Individual, foi terceiro.
Às portas do pódio ficou André Ferreira, atleta de Guimarães, que realizou o tempo de1:55.86m, enquanto Gonçalo Barros (BTT Enduro Terras de Bouro) foi quinto classificado.
João Baptista, da Bike House que este ano regressou à competição, realizou o sexto melhor tempo em Sub-23/Elites, enquanto o vianense Nuno Martins foi sétimo e José Costa (Bike House) alcançou o nono melhor tempo.
Uma palavra para o Campeão do Minho em Elites, Pedro Fernandes que teve alguns problemas com a bicicleta e terminou a prova no top20.
FILIPE SILVA “FOI UMA CORRIDA RENHIDA… O SEGUNDO LUGAR É SUPER ÓTIMO”
Filipe Silva, ciclista que foi Campeão do Minho em Elites em 2019, mostrou-se satisfeito com o resultado da prova do Monte Pilar. O ciclista de Guimarães esteve na frente da classificação até à descida do último ciclista, Rafael Sousa…“Foi uma corrida muito renhida” começou por afirmar Filipe Silva, que referiu que “o segundo lugar é super ótimo, entrei com o pé direito no Campeonato do Minho e agora é continuar a lutar”.
Sobre a corrida, o ciclista de Guimarães referiu que “a pista, infelizmente, tem bastante pedal e as bikes de Downhill acabam por perder um bocadinho”, e adiantou que “dei o meu melhor, sinto que estou a progredir, o físico está a voltar ao sítio, as coisas estão encaminhadas e estou a gostar bastante do rumo que isto está a tomar”.
Filipe Silva teve um ano de 2021 bastante atribulado… duas lesões graves atiraram-no para fora da competição durante bastante tempo e a última queda, em Prozelo, Arcos de Valdevez, deixou marcas também psicológicas. O atleta da Bike House considera que “com o regresso aos treinos e às provas, comecei a depositar mais confiança em mim, as lesões começaram a ser ultrapassadas e sinto-me outra vez bem em cima da bicicleta. Penso que está tudo encaminhado para voltar tudo à normalidade”.
PENHA? “VOU DAR O MEU MELHOR”
A próxima etapa do Campeonato do Minho está marcada para uma pista que conheces bem… “Sim, a próxima prova do Campeonato do Minho é na Penha, posso fizer que é a minha casa, porque vou lá treinar muitas vezes. Vou tentar dar o meu melhor, como sempre o faço”.
Afirmando que “por vezes correr em casa é traiçoeiro”, Filipe Silva referiu que “vou tentar levar a vitória. Conheço bastante bem a pista, que é praticamente o meu ‘quintal’, estou muito à vontade… se me agrada já é outra questão, mas é igual para todos e só terei de dar o meu melhor”.
Fotos: Marcelo Lopes