O Centro de Atletismo de Mazarefes esteve em grande destaque no Campeonato Regional Absoluto de Pista ao Ar Livre da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, que decorreu Estádio Municipal Manuela Machado, em Viana do Castelo.
O CA Mazarefes sagrou-se Campeão Regional em masculinos e Vice-Campeão em femininos. Para além do resultado coletivo, o conjunto vianense conquistou mais de 10 títulos de Campeão Regional individual e um total de 40 pódios.
JOEL MALTEZ: “CORREU MUITO BEM”
Num campeonato que se realizou em moldes diferentes dos últimos anos – normalmente realiza-se a par do Campeonato do Norte, o que leva a que apenas os atletas com marcas possam participar -, o CA Mazarefes apresentou-se com uma comitiva alargada e “correu muito bem”, como referiu Joel Maltez, diretor desportivo do CA Mazarefes.
“Em masculinos vencemos com algum à vontade e nas meninas ficamos com segundo”, referiu aquele responsável, que salientou que “a equipa feminina estava desfalcada. Temos tido algumas lesões e como a prova foi antecipada não pudemos contar com algumas atletas por várias razões. Mas isso não serve de desculpas e temos que dar todo o mérito à equipa dos CA Arcos de Valdevez, que tem uma equipa fortíssima”.
Afirmando que “claro que gostávamos de ganhar nas duas vertentes”, Joel Maltez salientou que “a vitória com os rapazes foi muito positiva e teve um sabor especial… e daí a festa maior, porque desde que temos registos, que é 2010, ganhamos sempre. Este foi o nosso 10.º título consecutivo masculino e sabe muito bem”.
Joel Maltez considera que “o objetivo para esta altura da época foi cumprido”. De resto: “não conseguimos passar à final de clube e estávamos mesmo a precisar de uma vitória destas para animar os atletas”.
CAMPEONATOS NACIONAIS: “OBJETIVO CHEGAR ÀS FINAIS”
Seguem-se agora os Campeonatos Nacionais de Juniores, Sub-23 e Seniores… “aí o objetivo passa mais pelo ponto de vista individual. A equipa vai agora preparar-se, a meta é passar às finais e depois tentar chegar a uma medalha… temos atletas que são candidatos aos lugares cimeiros, principalmente, nos Juniores. Vamos ver como corre”.
Estes resultados, que se vão prolongando no tempo, são fruto de muito trabalho? “Nós temos uma equipa técnica muito competente, uma estrutura bem alicerçada, quando decidimos que devia crescer, criamos uma base sólida onde poder crescer. Temos um projeto a longo prazo e vamos crescendo. Sabemos que os outros clubes também estão a crescer e isso é bom para todos porque torna a competição mais renhida”.
O CA Mazarefes orgulha-se de “apostar na Formação” e assim formar os seus próprios atletas: “sabemos que não somos os únicos, mas é algo que nos orgulha. De resto, os atletas que temos e são de fora, foram eles que nos escolheram e nós somos um clube que recebe e forma e isso dá um gosto especial. Podemos dizer que é tudo prata da casa. Temos alguns atletas estrangeiros, que são muito bons, e que nos procuraram para treinar e correr por nós”.
Joel Maltez lembra que “Viana do Castelo não é propriamente um centro de atletismo e nós conseguimos estar há muitos anos nas competições a disputar as provas entre os melhores. Somos pequeninos, mas estamos sempre lá a lutar pelas mesmas coisas que os clubes com grandes orçamentos”.
O próximo grande desafio do CA Mazarefes é o Campeonato Nacional de Juniores, que se realiza em meados de julho. Seguindo-se o Nacional de Juvenis, mas Joel Maltez realça que “até aos Juvenis não fomentamos muito a competição. O objetivo é treinar por treinar, aprender o máximo de desfrutar da modalidade. A partir de Juniores, então os atletas já têm 18 anos, e aí já temos um enquadramento desportivo diferente”.