Fernando Costa, do Clube Náutico de Ponte de Lima, está “entusiasmado e com muita vontade” na Seleção Nacional de Kayak Júnior, que iniciou segunda-feira o último estágio antes da partida para o Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23, que se realiza em Belgrado, na Sérvia entre os dias 23 e 26 de junho.
O canoísta de Ponte de Lima está integrado no K4 que vai disputar o Europeu e deve ainda alinhar nas provas de K1 e mostra-se entusiasmado com a integração na Seleção Nacional de Pista…
“SEMPRE AMBICIONEI ESTAR NA SELEÇÃO DE PISTA”
“Eu estou a encarar este estágio com o maior empenho, até porque sempre ambicionei estar na Seleção de Pista”, disse Fernando Costa, que está a participar no seu segundo estágio com a Seleção de Kayak Júnior.
O canoísta de Ponte de Lima, que no ano passado sagrou-se Vice-Campeão da Europa de Maratonas de K2 Juniores na Rússia, garante que adaptou-se bem à Seleção de Pista… “adaptei-me, facilmente, a este ambiente, até porque já conhecia alguns dos meus colegas de estágio, o que ajudou a ambientar-me mais facilmente”.
Afirmando que “estou a gostar imenso de estar aqui”, Fernando Costa salientou que o trabalho “não é muito diferente do que faço em Ponte de Lima, a única diferença é que aqui o trabalho é um pouco mais específico para a distância que valos competir, enquanto em Ponte de Lima o trabalho que faço é mais geral”.
FOCO NO K4 500M
Atualmente, Fernando Costa está a trabalhar para o K4 500m, distância em que vai alinhar no Campeonato da Europa, mas salienta que “o nosso treinador disse que havia a possibilidade dos atletas do K4, poderem fazer o K1 também, uma vez que é possível conciliar os horários”.
Para Fernando Costa confessa que “é algo que me agrada imenso. Sempre quis estar nas competições internacionais e gostava ainda mais de ter a oportunidade de participar no K1 no Campeonato da Europa”, mas salienta que “estou igualmente contente e entusiasmado por participar no K4”.
O Campeonato da Europa está à porta… já se sente a ansiedade e o nervosismo? “Sim, claro. Já há um nervoso miudinho, mas acho que é por ser a minha primeira internacionalização na Pista e também por querer obter o melhor lugar possível”, disse Fernando Costa, que quanto à prova referiu que “não tenho ideia do que posso encontrar lá, apenas sei que vou encontrar, de certeza, um grande nível de competição”.
“VOU LUTAR PELO MELHOR RESULTADO POSSÍVEL”
Quanto a resultados? “A nível de resultado não sei com o que posso contar, porém, vou lutar pelo melhor resultado possível”.
Fernando Costa está na Canoagem há oito anos e desde sempre no CN Ponte de Lima… “O meu pai sempre fez desporto e sempre me incentivou a praticar desporto também e como em Ponte de Lima havia e há o Clube Náutico e eu sempre gostei da natureza, juntei o útil ao agradável e comecei a praticar canoagem”, lembra Fernando Costa, que garante que “hoje não me imagino a praticar outro desporto”.