Hélder Gonçalves, ciclista de Barcelos que alinha na Kelly/Simoldes/UDO, está convocado para integrar a Seleção Nacional de Sub-23 que vai participar na Corrida da Paz, que se realiza na República Checa, entre os dias dois e cinco de junho.
O ciclista barcelense mostra-se “bastante feliz” com a chamada e refere: “espero agarrar esta oportunidade e mostrar o meu valor além-fronteiras”.
Hélder Gonçalves salientou que “fiquei muito contente com esta convocatória, até porque me vai dar a oportunidade de fazer uma corrida bem ao meu jeito e eu estou a passar por um excelente momento de forma”.
Estavas a contar com esta chamada à Seleção? “Sabia que ia haver a prova e que a Seleção ia participar. Também mostrei serviço desde o início do ano para poder ser uns dos selecionados. Por isso, uma parte de mim, esperava esta convocatória e vou aproveitá-la para mostrar o meu valor lá fora”, disse Hélder Gonçalves.
Sobre a Corrida da Paz, uma prova por etapas, com muita montanha, Hélder Gonçalves referiu que “é uma prova dura. Tem uma etapa que pode definir a geral, tem uma chegada em alto duríssima…depois de fazer já uma montanha difícil…”.
“ESTOU A TRABALHAR A 100 POR CENTO PARA A CORRIDA DA PAZ”
Seja como for, o ciclista de Barcelos garante estar “focado” e salienta que “estou a trabalhar a 100 por cento para a Corrida da Paz, até porque é a minha próxima corrida”.
Motivado para este regresso à Seleção Nacional? “Muito motivado mesmo. Estou a passar por um bom momento de forma e esta convocatória veio mesmo a calhar”, disse Hélder Gonçalves, que considera que “ela é fruto de muito trabalho”.
De referir que Hélder Gonçalves esteve, recentemente, na luta pela vitória na Volta a Portugal do futuro, tendo ficado na segunda posição atrás do espanhol Gabriel Francisco Rojas (Essax).
PEDRO SILVA E PEDRO PINTO NA CONVOCATÓRIA
Para a Corrida da Paz, o selecionador nacional convocou ainda o barcelense Pedro Silva, que alinha na Glassdrive-Q8-Anicolor.
O barcelense tem estado em destaque neste início de época, venceu a Taça de Portugal em Sub-23 e foi um dos protagonista da Volta a Portugal do Futuro.
Pedro Pinto, da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, regressa à Seleção depois da sua estreia em julho do ano passado.
O ciclista de Marco de Canavezes, que em 2018 subiu ao pódio no Grande Prémio do Minho, esteve em destaque, recentemente, no GO O Jogo, ao vencer a Geral da Juventude.
FÁBIO FERNANDES PRESENTE
Fábio Fernandes, ciclista da EFAPEL Cycling, também foi convocado para integrar a comitiva que vai à República Checa. O ciclista da Lousã foi uma das grandes figuras das provas do Calendário da Associação de Ciclismo do Minho. Fábio Fernandes a Taça do Minho em Juniores em 2019 e Cadetes em 2018.
Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO) e João Medeiros (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) completam a Seleção Nacional.