A APD Braga recebe este sábado, a partir das 16 horas, o BC Gaia, no primeiro jogo da Fase Final do Campeonato Nacional da I Divisão de Basquetebol de Cadeiras de Rodas.
A equipa bracarense, Campeã Nacional nas últimas cinco edições, parte confiante para a final, que este ano se disputa à melhor de cinco jogos, e que se apresenta como a mais equilibrada dos últimos anos.
Ricardo Vieira, treinador da APD Braga, salienta que “nós estamos confiantes e preparados para disputar os jogos, tem sido esta a nossa forma de estar ao longo dos anos. Nunca encaramos os jogos como ganhos, nem como perdidos. Entramos em campo sempre para fazer o nosso melhor”.
“É UMA EXCELENTE EQUIPA”
Sobre o adversário desta fase final, Ricardo Vieira salientou que “é uma excelente equipa, que tem vindo a trabalhar muito bem de há dois ou três anos para cá. Recuperou alguns jogadores, que já estiveram no auge, mas que por alguma razão se tinham afastado do Basquetebol. Tem jogadores poderosos, como o Pedro Bártolo, que deve ser o mais internacional, com passagens por Itália, por Espanha e sempre em grandes equipas. Contratou bons jogadores, como o Luís Domingues, e construiu ali um grupo homogéneo”.
Afirmando que “desde o ano passado, na Final Four do Campeonato Nacional, é a equipa que mais trabalho nos tem dado”, Ricardo Vieira salientou que “para já o saldo tem sido mais positivo para eles, pois venceram-nos na Supertaça, por dois pontos, e no primeiro jogo do campeonato”.
“VENCERÁ A EQUIPA QUE MENOS ERRAR”
A Fase Final do Campeonato Nacional promete, por isso, “jogos muito equilibrados, em que vencerá a equipa que menos errar, tanto defensiva como ofensivamente”, disse Ricardo Vieira, que salientou: “também pode acontecer termos jogos completamente desequilibrados… basta uma equipa entrar mal num jogo e a outra aproveitar todos os deslizes”.
É importante vencer este primeiro jogo? “É muito importante entrar bem. Os primeiros jogos são sempre muito complicados, há sempre aquele nervoso miudinho, aquele receio de cometer erros”, disse aquele treinador, que salientou que a preparação para o primeiro jogo correu bem… “Nós preparamos os todos todos da mesma forma, com todos os condicionalismos que temos. Só podemos treinar duas vezes por semana e vamos defrontar uma equipa que treina quase todos os dias e às vezes faz treinos bi-diários. Há aqui uma certa desvantagem”, mas “temos a vantagem de ter uma equipa que joga junta há vários anos, tem um maior entrosamento e um conhecimento maior entre si”.
Fotos: Miguel Fonseca