Diogo Almeida, ciclista de Monção que representa a SAERTEX Portuga/Edaetech, parte confiante para o 9.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, terceira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency, que se realiza no próximo domingo em Souto Santa Maria, Guimarães.
O ciclista de 15 anos de idade garante que “estou a encarar a prova com confiança, acredito que vai ser uma boa prova”.
Quanto a objetivos, Diogo Almeida é claro: “quero ter boas sensações durante a prova e conseguir melhorar a minha prestação prova após prova”.
“PREPARADO PARA DAR O MEU MELHOR”
Sobre o percurso do Centro de Ciclismo do Minho, Diogo Almeida refere que “vai ser a primeira vez que corro lá, a ideia que tenho é apenas do que me foi transmitido pelos meus colegas de equipa”, mas, adianta, “estou preparado para correr em Souto Santa Maria e dar o meu melhor”.
Na última prova do Campeonato do Minho, realizada em Paredes de Coura, o ciclista de Monção esteve na luta pelo pódio… “o resultado em Paredes de Coura ficou dentro do perspetivado, embora tenha sido uma prova com sensações menos boas. Também tive um pouco de azar, pois na segunda volta tive um problema com a bicicleta (saiu a corrente)”.
“BALANÇO POSITIVO”
Diogo Almeida está no seu primeiro ano de Cadete e, confessa, está a gostar da experiência… “o balanço deste início de época é positivo, pois tenho cumprido os objetivos e melhorado de prova para prova”, mas salienta que “este escalão é muito diferente do de Juvenis. O ritmo das provas é completamente diferente, a pista e o número de adversários também são maiores. Mas só assim é que é possível ir evoluindo”.
O que gostarias de conseguir fazer ainda esta época? “Gostaria de fazer um pódio no Campeonato do Minho… e de entrar no top20 na Taça de Portugal”, referiu o ciclista da SAERTEX.
“SEMPRE GOSTEI DE ANDAR DE BICICLETA”
Como entraste para o Ciclismo? “Sempre gostei de andar de bicicleta e comecei a andar com amigos e grupos aqui da zona e então decidi experimentar a competição”, lembra Diogo Almeida, que explicou que “o BTT surge porque moro numa zona com muito monte e sempre gostei desta vertente”.
Diogo Almeida está na SAERTEX há dois anos, depois de ter feito uma única corrida em 2020 pelo CC Monção (devido à pandemia e ao cancelamento das provas).