Joana Monteiro, ciclista de Famalicão que alinha na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, aponta à vitória na segunda prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que se realiza este domingo em Abrantes.
A prova, internacional de classe 2 UCI, conta com mais de 300 participantes, distribuídos pelas diferentes categorias etárias. Em femininos vão alinhar 14 atletas e Joana Monteiro parte com objetivo de chegar ao primeiro lugar do pódio depois de ter sido segunda em Melgaço, na prova de abertura da Taça de Portugal…
“Entro em competição sempre com o objetivo de ganhar. Não tem acontecido, as vitórias em XCO têm andando fugidas, mas espero consegui-lo este ano”.
Afirmando que “espero conseguir conquistar uma vitória nas etapas da Taça de Portugal este ano”, Joana Monteiro garante “estar preparada para mais esta prova. Os treinos têm corrido bem e os resultados também têm sido bons nas provas em que participei”.
Sobre a pista de Abrantes, a ciclista de Famalicão referiu que “o ano passado foi a primeira vez que lá se realizou uma prova… a pista não era má, mas, pelo que sei, sofreu algumas melhorias e penso que está melhor”.
“BALANÇO POSITIVO DO ARRANQUE DA ÉPOCA
Que balanço faz desde início de época? “Estou satisfeita com o que tenho conseguido fazer quer nas provas, quer nos treinos. Tenho-me sentido bastante bem, não tenho tido lesões, nem problemas de saúde. Nos anos anteriores debatia-me com alguns problemas de ferro, o que me impedia de treinar como devia e queria. Mas as coisas este ano estão um pouquinho melhores e tenho conseguido treinar com a carga certa”.
Joana Monteiro esteve recentemente em Espanha para participar numa prova internacional de BTT XCO e conquistou o segundo lugar… “É um circuito que já conhecia e que não gosto nada, mas acabou por correr bem. Foi uma hora e meia de luta com a vencedora. Perto do final cometi um erro e isso foi crucial, foi o que me levou ao segundo lugar… Nessa altura a minha adversária ganhou uma distância que eu não consegui encurtar”, disse Joana Monteiro, que garantiu que “no final de contas, acabou por ser um segundo lugar a saber a primeiro porque foi uma corrida bem disputa e eu saí de lá satisfeita”.
De referir que o BTT XCO de Abrantes se inicia às 9 horas, com a prova dos Cadetes, masculinos e femininos. Às 10.15h inicia-se a corrida de Juniores e restantes categorias de femininas. Os Masters e os Paraciclistas arrancam às 12.30h e os Elites e Sub-23 masculinos entram em ação às 14.30h.