NATAÇÃO

SC Braga, Vitória SC, ED Viana e GDN Famalicão em alta nos ‘Nacionais’

SC Braga, Vitória SC, ED Viana e GDN Famalicão estiveram em alta no segundo dia dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Absolutos, que decorrem até domingo no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra.

O SC Braga sai do segundo dia de provas com quatro títulos de Campeão Nacional: Tamila Holub venceu os 800m Livres, Rafael Simões os 100m Bruços e José Paulo Lopes sagrou-se Campeão dos 800m Livres e 400m Estilos.

Com estes resultados, o SC Braga lidera a Estatística de Medalhas de Absolutos, com um total de seis medalhas de ouro.

LUÍS CAMEIRA: “FOI UM DIA MUITO BOM”

“Foi um dia muito bom”, foi assim que Luís Cameira classificou o segundo dia dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Absolutos.

O treinador do SC Braga referiu que “conquistar quatro títulos Absolutos num só dia é extraordinário… e ainda conquistamos mais três títulos em Juvenis”.

Ultrapassou as melhores expetativas? “Sem dúvida, ultrapassou tudo o que podíamos esperar”, disse Luís Cameira, que fez questão de refrear os ânimos… “ainda estamos a meio destes ‘Nacionais’, há que manter o foco e recuperar os atletas que estão com uma carga competitiva muito elevada… e só estamos a meio”.

Quanto a expetativas para amanhã, o treinador do SC Braga afirmou que “esperamos a continuação destes excelentes resultados”.

JOÃO NOGUEIRA COSTA: O ‘REI’ NOS 100M COSTAS

João Nogueira Costa, do Vitória SC, foi um dos maiores destaques do segundo dia de provas. O nadador de Guimarães realizou uma final dos 100m Costas irrepreensível e não só se sagrou Campeão Nacional, como bateu o recorde nacional da distância, 53.88s em Seniores e Absolutos, sendo o primeiro português a baixar dos 54 segundos.

João Nogueira Costa garantiu ainda os mínimos para o Campeonato do Mundo, que se realiza em junho em Budapeste, e para o Campeonato da Europa, que decorre em agosto na capital de Itália.

Com este resultado, o nadador vimaranense assumiu também a liderança da Tabela por Pontos em Seniores masculinos.

RUI COSTA (VITÓRIA SC): “O JOÃO ACABOU POR FAZER UMA MARCA INCRÍVEL”

“O balanço foi muito positivo, outra vez o suspeito do costume. Tínhamos como principal objetivo a obtenção de mínimos para os Campeonatos da Europa, mas o João acabou por fazer uma marca incrível com uma prova feita com muita competência e com muita atitude”, começou por afirmar Rui Costa, treinador do Vitória SC.

Para aquele técnico “o Tomás esteve muito bem com recorde pessoal de manhã e de tarde.  O Rodrigo, novamente, muito bem, apesar de ter tido a mesma infelicidade de ter sido desclassificado”.

Quanto a perspetivas para o terceiro dia de provas, Rui Costa afirmou que “contamos com todos os atletas a bater o seu recorde pessoal e apontamos a três finais, com possibilidade de duas medalhas. Exceção do Alexandre, que está com um estiramento na virilha, ainda a avaliar se consegue competir ou não”.

ANA RODRIGUES (ED VIANA) CAMPEÃ AOS 100m Bruços

Ana Rodrigues, nadadora da ED Viana, entrou em ação nos 100m Bruços e garantiu o título de Campeã Nacional. A nadadora do clube de Viana do Castelo fez a prova em 1:08:76m, gastando menos um segundo que a benfiquista Raquel Pereira.

A ED Viana ocupa a nona posição na Estatística de Medalhas.

RAFAEL RIBAS (ED VIANA): “ANA RODRIGUES FOI CAMPEÃO A CENTÉSIMOS DO RECORDE NACIONAL”

Rafael Ribas faz um balanço positivo do segundo dia de provas, referindo que “hoje tivemos mais uma vez recordes pessoais a quase todas as provas”.

Do dia destaca-se “o título conquistado pela Ana Rodrigues com uma marca muito próxima do recorde nacional. Ela ficou a sete centésimos do novo máximo”.

Afirmando que “hoje tivemos bons indicadores”, Rafael Ribas espera “um terceiro dia de provas com bons resultados”.

DANIELA LOPES (GDN FAMALICÃO) SEGUNDA NOS 800M LIVRES

O GDN Famalicão alcançou dois pódios na tarde de hoje, com o destaque a ir para Daniela Lopes, que fez segundo lugar na prova dos 800m Livres em Juniores.

A jovem nadadora famalicense realizou a prova em 9:19:91m, ficando a menos de dois segundos da vencedora.

João Oliveira alcançou a terceira posição no pódio na prova de Juniores dos 100m Bruços.

RESULTADOS

800m Livres

Absolutos: 1.º José Paulo Lopes (SC Braga)

100m Costas

Absolutos: 1.º João Nogueira Costa (Vitória SC, recorde nacional, mínimos para o Campeonato do Mundo e da Europa).

100m Bruços

Absolutos: 1.º Rafael Simões (SC Braga)

Juniores: 3.º João Oliveira (GDN Famalicão)

400m Estilos

Absolutos: 1.º José Paulo Lopes (SC Braga)

800m Livres

Absolutos: 1.º Tamila Holub (SC Braga); 2.º Diana Durães (Benfica)

Juniores: 2.º Daniela Lopes (GDN Famalicão)

100m Bruços

Absolutos: 1.º Ana Pinho (ED Viana)

Fotos: FPN

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...