O Maria Fonte recebeu o SC Coimbrões e perdeu por 48-53, em jogo da quarta jornada da Zona Norte B do Campeonato Nacional de Sub-19 femininos de Basquetebol.
O conjunto treinado por Jorge Henrique conseguiu equilibrar o jogo frente a um adversário bem mais poderoso e com quem tinha perdido na semana passada por 70-28.
O Maria Fonte ocupa a quarta posição da prova, sem qualquer vitória, e no sábado mede forças com o Galitos, líder da zona Norte B.
JORGE HENRIQUES: “MAIS UM PASSO NA APRENDIZAGEM”
Jorge Henrique, coordenador do Basquetebol do SC Maria Fonte e treinador da equipa de Sub-19, considera que a passagem pelos ‘Nacionais’ “esta a correr dentro do esperado” e referiu que “é uma realidade diferente, mas muito proveitosa para todos os atletas envolvidos”.
O responsável pelo Maria Fonte considera que “esta fase dos ‘Nacionais’, e em todos os escalões em que estamos a participar, está a ser encarada como mais um passo na aprendizagem de todos os atletas. Como disse é uma realidade bem diferente à que estão habituados aqui nas provas Distritais e Regionais. Chegamos a estas fases uns passos bem abaixo da realidade Nacional no que diz respeito à intensidade e competitividade”, mas salientou que “aos poucos vamos sentindo evolução e a aproximar muito mais os resultados”.
O facto dos resultados ainda não terem aparecido nesta fase, isso afeta a equipa? “Não. Nada disso. Elas sabem e têm a noção para o que iam. São atletas experientes e já não é a primeira vez que estão em provas Nacionais. Algumas delas têm trajetos ao nível de seleções e têm conhecimento de que, infelizmente, a nossa realidade Distrital está bem abaixo do nível que se encontra num Campeonato Nacional. No que respeita às Sub-19 elas estão completamente cientes das dificuldades de um Campeonato Nacional”.
“O MARIA FONTE ENTRA EM QUALQUER JOGO PARA GANHAR…”
Jorge Henriques salientou, no entanto, que o facto da equipa não ter conseguido vencer, não quer dizer que desista de lutar pela vitória… “O Maria da Fonte entra em qualquer jogo para ganhar. Aqui, neste clube, não se desiste de nada. Temos perfeita noção das dificuldades e é para superar essas dificuldades que diariamente todos os atletas se aplicam em cada treino que fazem”.
“Se a vitória será já na próxima jornada? Não sei. O que sei é que nenhum dos nossos escalões entra como derrotado. Entramos de igual para igual e é com esta mentalidade que trabalhamos todos os escalões”, disse Jorge Henriques, que salientou que “agora sabemos que para conseguir a vitória num jogo, principalmente, num Campeonato Nacional, temos que ultrapassar os diversos obstáculos com que nos deparamos”.
RESULTADOS
Campeonatos Nacionais femininos
Sub-19
Maria Fonte – SC Coimbrões, 48-53
Sub-16
CP Natação – Maria Fonte, 66-39
Sub-14
Coimbrões – BC Barcelos, 51-21
Galitos – Vitória SC, 55-41
SC Braga – Esgueira, 18-68