As Piscinas Municipais da Rodovia, em Braga, recebem entre hoje e domingo os Campeonato Regionais de Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores da Associação de Natação do Minho.
Em prova vão estar sete clubes minhotos: SC Braga, Viana NC, ED Viana, SC Caminhense, ED Limiana, Amigos da Montanha e AD Ponte Barca, e ainda quatro clubes de outras associações, mo caso o CP Natação, CF Portuense, CMN Peso Régua e CN Colégio Efanor.
O SC Braga é o clube que se apresenta com a maior comitiva, 60 nadadores, enquanto o Viana NC leva 22 e a ED Viana 20. O Amigos da Montanha faz-se representar por 16 nadadores e o SC Caminhense leva 14. A ED Limiana apresenta-se com 12 nadadores e a AD Ponte Barca leva três atletas.
As provas arrancam hoje, pelas 18 horas, estando a sessão de amanhã marcada para as 15.30 horas e domingo inicia-se às 9.30 horas.
LUÍS CAMEIRA (SC BRAGA): “É A ÚLTIMA AVALIAÇÃO ANTES DOS NACIONAIS”
O SC Braga é um dos principais candidatos aos títulos e aos pódios nos Regionais da AN Minho. O clube treinado por Luís Cameira assume a sua responsabilidade, para o treinador esta prova servirá, essencialmente, de avaliação do estado de forma dos nadadores para as grandes competições que se aproximam e ainda para a obtenção de mínimos para aqueles atletas que ainda não as alcançaram…
“Para quem já tem mínimos para os nacionais – e já têm mínimos 15 Absolutos e 10 Infantis – , esta é a última avaliação antes das grandes competições. Servirá ainda para eu fazer um primeiro esboço da equipa que vou levar ao Campeonato Nacional de Clubes da I Divisão”, começou por referir Luís Cameira, que adiantou que “para quem não tem mínimos esta é, também, a última oportunidade para o conseguir, quer para os Zonais de Infantis, quer para os ‘Nacionais’ de Juvenis, Juniores e Seniores”.
Como está a equipa? “A equipa está preparada, uns estão mais confortáveis porque já têm o passaporte para os nacionais, enquanto outros estão um pouco ansiosos e nervosos porque esta é a prova do tudo ou nada para eles. É natural e normal que assim seja, isso mantém-nos focados”.
RAFAEL RIBAS (ED VIANA): “OBJETIVO PASSA PELA OBTENÇÃO DE RECORDES PESSOAIS E DE MÍNIMOS PARA OS NACIONAIS”
“Para estes Regionais, os objetivos principais são a obtenção de recordes pessoais e de mínimos de participação nas competições nacionais de março e julho”, disse Rafael Ribas, treinador da ED Viana, que hoje se apresenta em Braga com uma comitiva de 20 nadadores..
Rafael Ribas salientou que “para os atletas que já têm mínimos para os nacionais, esta será uma boa prova para consolidar rotinas de prova, mesmo estando em carga”.
Como tem sentido os atletas: “Tenho-os sentido muito motivados, com bons indicadores e boas sensações. Com o espírito ideal para uns bons Campeonatos Regionais”.
Quanto à preparação, o treinador da ED Viana referiu que “tem sido uma preparação atribulada devido a inúmeros casos positivos à Covid-19 até ao final de fevereiro, mas agora estabilizou e penso que estamos no caminho certo”.
RICARDO VITORIANO (SCC): “OBTER O MAIOR NÚMERO DE RECORDES PESSOAIS…”
O SC Caminhense parte motivado para os Campeonatos Regionais. O conjunto treinado por Ricardo Vitoriano está focado na conquista de recordes pessoais para poder garantir a presença no Zonais de Infantis…
“As expectativas para estes Campeonatos Regionais são boas. Partimos para estas provas com dois grandes objetivos. O primeiro de obtermos o maior número de recordes pessoais possíveis, que será essencial para atingirmos o segundo objetivo, que passa por colocarmos o maior número de atletas possível no Zonal de Infantis”, disse Ricardo Vitoriano.
O treinador do SC Caminhense adiantou que “a partir daqui tudo o que vier será sempre bem-vindo, nomeadamente, o número de pódios e Campeões Regionais que conseguirmos atingir”.
Ricardo Vitoriano garante que “a equipa está animada e pronta para competir e atingir os seus objetivos”.