“Estamos a ter pequenas evoluções. Esta é uma equipa com jogadores com pouquíssimo tempo de jogo, devido às razões conhecidas, e nós treinadores estamos mais preocupados em trabalhar os fundamentos técnicos em falta”, foi assim que Bruno Ferreira, treinador da Seleção Distrital de Sub-14 da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, começou por abordar o regresso aos trabalhos da equipa.
Depois de no Natal os trabalhos terem sido suspensos devido à pandemia, a equipa de Sub-14 masculina da ABVC regressou aos treinos em fevereiro e Bruno Ferreira considera que tem havido alguma evolução…
“Num ano de retoma dos trabalhos da Seleção, a nossa preocupação fundamental é ajudar ao crescimento dos atletas que temos como opções”, disse Bruno Ferreira, que salientou que “depois de uma pausa tão grande era expectável que houvesse um certo recuo na evolução dos atletas e como equipas, mas é nosso dever enquanto treinadores ensinar o jogo aos atletas e ajustar expectativas e objetivos”.
A Festa do Basquetebol é um bom momento para eles evoluírem? “A Festa do Basquetebol terá, certamente, muitos momentos de aprendizagem. Os atletas terão a oportunidade de ver outras dinâmicas, diferentes formas de estar no jogo. Verão os melhores atletas do país e, certamente, no futuro trabalharão nos seus clubes para serem melhores e diminuir diferenças”.
Como tem sentido os atletas nos trabalhos da Seleção? “Quanto ao empenho, ele está sempre presente. A curiosidade e vontade de aprender também estiveram presentes em todos os momentos. Acredito que independentemente da vontade de integrar o grupo final, a vontade de aprender e a dedicação foram mais fortes e têm marcado estes trabalhos”.