André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu esta tarde o recorde nacional de Remo Indoor, num desafio a que se propôs para este final de ano.
O Campeão do Mundo de Remo Indoor baixou o recorde de 2:54 para 2.46 minutos. No final do desafio, o atleta de Viana Remadores do Lima referiu que “o desafio correu muito bem”.
Qual a sensação? “Foi muito dolorosa, mas foi bom e fiquei muito satisfeito com o que consegui fazer”, disse André Pinto.
Durante todo o desafio, o remador de Viana do Castelo contou com um apoio extraordinário… “ajudou-me muito. Os últimos 200 metros foram da malta que esteve lá por mim”.
Concluído o desafio e alcançado o recorde, valeu a pena todo o esforço? “Claro que sim, mais que não seja por todo aquele apoio, foi sem dúvida muito agradável”.
André Pinto tem como grande meta para 2024 o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024. O desafio do recorde nacional não está inserido na preparação rumo a Paris, mas “foi feito um bocado a par com isso… e permitiu-me perceber que consigo atingir os meus objetivos, pelo menos, no ergómetro. Abriu-me as portas para muito mais”.
O remador vianense, que entrou em 2023 com a conquista do título Campeão do Mundo de Remo Indoor e termina com o recorde nacional na vertente, considera que “este foi um ano muito positivo. Mesmo na água foi uma melhoria excelente, ainda longe de ser suficiente, mas existiu efetivamente um salto”.
Quanto a objetivos para 2024… “Em primeiro lugar o apuramento para os Jogos Olímpicos”.