João Matias, ciclista de Barcelos que alinha na Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, foi o grande vencedor no concurso de Omnium do Campeonato Nacional de Pista, que decorreu no Velódromo de Sangalhos, em Anadia.
O ciclista barcelense travou uma luta acesa com o vianense Iúri Leitão (Caja Rural) durante todo o concurso, que apenas ficou definido na última corrida.
Iúri Leitão ganhou a prova de Scratch. Na Corrida tempo, João Matias e Iúri Leitão empataram com 29 pontos, com a vitória a ficar para o barcelense, que venceu o último sprint.
Os dois atletas chegaram empatados à prova de Eliminação, com 78 pontos, mas Iúri Leitão esteve mais forte e venceu, ganhando alguma vantagem para a última prova.
Na Corrida por Pontos, João Matias assumiu a prova e lutou pela vitória até ao final, sagrando-se Campeão Nacional de Omnium, com 144 pontos. Iúri Leitão foi segundo, com 136 pontos, e de Rodrigo Caixas, com 116 pontos.
Diogo Saleiro, barcelense do ACDC Trofa, concluiu a prova na nona posição, com 46 pontos, enquanto o seu irmão Sérgio Saleiro somou 33 pontos e foi 10.º-
De referir que os dois ciclistas de Barcelos subiram este ano a Sub-23 e tiveram, este fim de semana, o seu primeiro contacto na Pista com os Elites.
JOÃO MATIAS: “CONQUISTAR DOIS TÍTULOS DE CAMPEÃO NACIONAL E NAS DUAS VERTENTES OLÍMPICAS É ALGO MUITO BOM”
“Conquistar dois títulos de Campeão Nacional e nas duas vertentes olímpicas é algo muito bom!”, foi assim que João Matias começou por abordar o desempenho no Campeonato Nacional de Pista.
O ciclista de Barcelos referiu que “vim para estes Campeonatos Nacionais de Pista com muita motivação e tranquilo com o estado de forma em que me encontro!”.
Sobre os títulos lembrou que “em Madison venci com o Iúri Leitão, que acabou por ser o principal adversário no Omnium! Foi uma luta muito renhida até ao final e qualquer um seria um justo vencedor!”.
“QUANDO ACABO UM OBJETIVO A CABEÇA JÁ ESTÁ A PENSAR NO PRÓXIMO”
João Matias chega a Pista depois de ter estado em grande plano na Volta ao Algarve, onde foi o rei da Montanha. Questionado sobre se foi fácil mudar o ‘chip’, o ciclista barcelense afirmou: “sim! O calendário está bem definido e quando acabo um objetivo a cabeça já está a pensar no próximo! Ter o trabalho bem organizado é o maior segredo para tudo correr bem”.
Quanto ao futuro, João Matias aponta já “às próximas corridas do calendário de Estrada, que são a Clássica da Primavera, Clássica da Arrábida e Volta ao Alentejo” e em que, garante, “é para lutar por vitórias”.
Na hora de festejar, João Matias afirmou que “resta-me agradecer a toda a gente que me apoia e, principalmente, à minha equipa Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados pelo apoio que me dão e por me darem as melhores condições!”.