David Vaz estrou-se com uma vitória na prova de Master 40 na 1.ª Maratona BTT Vila de Darque, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço.
O ciclista vianense, que este ano vai alinhar em Master 40 tendo como firme propósito lutar pelos títulos do Campeonato da Europa e do Mundo, dominou a sua prova, terminando a prova ao fim de 2:56:03h, deixando o segundo classificado, o também vianense Carlos Rocha (SAERTEX Portugal/Edaetech), a mais de cinco minutos.
David Vaz fez ainda o melhor tempo à geral da prova, sendo assim o primeiro grande vencedor desta primeira Maratona BTT Vila de Darque. De referir que apenas cinco ciclistas conseguiram acabar a prova abaixo das três horas, José Lourenço (Master 34 da SPAC BTT), Carlos Cruz (Elite da SAERTEX), Vítor Melo e Tiago Castro (SPAC BTT) juntaram-se a David Vaz.
Na prova de Master 40, de salientar ainda o oitavo lugar de Ernesto Morais (SPAC BTT), enquanto Márcio Menezes, da SAERTEX, fez 10.º lugar.
“ESTOU SATISFEITO COM O QUE CONSEGUI FAZER”
O ciclista de Viana do Castelo mostrou-se satisfeito com a vitória e o tempo alcançado em Vila Franca, mas também com as indicações que tirou…
“A prova correu bem. Vim com o objetivo de me testar e perceber como estava. As ilações tiradas são positivas”, começou por afirmar David Vaz, que adiantou que “fiz a corrida a pensar só em mim, meti o meu ritmo e no final estou satisfeito com o que conseguir fazer”.
David Vaz participa já na próxima semana no Algarve Bike Challenge: “é um objetivo que tenho para esta altura do ano”.
De resto: “as minhas atenções estão viradas para os meses de maio e junho. Estas corridas serem para preparar o Europeu e Mundial. Vou trabalhar, dia a dia, semana a semana e depois logo veremos o que consigo fazer”.
Sobre a prova em si, David Vaz referiu que “a organização está de parabéns, realizou aqui uma excelente prova, o percurso estava muito bom, os trilhos fantásticos. Dar os parabéns aos Bombos S. Sebastião que conseguiram organizar aqui uma grande prova e têm tudo para continuar”.
VITOR MELO E JOSÉ LOURENÇO (SPAC BTT) VENCEM
Vítor Melo e José Lourenço, ambos da SPAC BTT, foram os vencedores em Master 30 e 35 respetivamente.
Vítor Melo impôs em Master 30, gastando 2:25:24h para percorrer o circuito e deixando o seu colega de equipa, Tiago Castro, a cerca de 32s. José Oliveira (Bombos S. Sebastião) subiu ao terceiro lugar do pódio.
Valter Lima, também da SPAC BTT, terminou na 10.ª posição.
Em Master 35, José Lourenço foi o mais rápido, tendo feito o percurso em 2:57:24h, sendo aliás o segundo ciclista mais rápido na prova de domingo, atrás de David Vaz.
Márcio Lourenço (SAERTEX) subiu ao segundo lugar do pódio e Agostinho Cunha (Bombos S. Sebastião) foi terceiro.
No top10 ficaram ainda José Pacheco (SPAC BTT), Manuel Pereira, minhoto do Lobos Averomar, Nuno Gomes (SAERTEX).
Em Master 45 o destaque vai para a vitória de Armando Taipas (SAERTEX, enquanto Francisco Faria (Erdal Guimarães Ciclismo) foi segundo. João Leite (SPAC BTT) terminou na quarta posição e Sérgio Magalhães (BTT Braguinhas/Padim da Graça) fez sexto lugar. Luís Sousa (Bombos S. Sebastião).