BASQUETEBOL

BC Barcelos apurado para o Campeonato Nacional de Sub-14

O BC Barcelos está apurado para disputar o Campeonato Nacional de Sub-14 femininos de Basquetebol depois de ter eliminado o Clube 5Basket na fase eliminatória que se realizou este fim de semana.

O conjunto de Barcelos, Campeão Regional da categoria, recebeu hoje o clube de São Pedro da Cova e perdeu por 48-50, mas manteve-se na frente da eliminatória, já que ontem ganhou por 39-43.

 

ALICE PAIVA: “AS MIÚDAS TIVERAM ATITUDE E NUNCA DESISTIRAM”

 

Alice Paiva, treinadora do BC Barcelos, referiu que “não foi uma eliminatória fácil” e adiantou que “já sabíamos que iam ser dois jogos muito intensos e equilibrados e isso confirmou-se. Estivemos sempre atrás do resultado. O 5Basket entrou melhor nos dois jogos e conseguiram uma certa vantagem, mas as miúdas tiveram atitude e nunca desistiram. Ao longo dos jogos fomos recuperando. Ontem conseguimos chegar à vitória, hoje faltou um bocadinho, mas não fez falta”.

O BC Barcelos garante assim a presença no Campeonato Nacional e Alice Paiva já alertou as atletas: “temos de continuar a trabalhar. A nossa tarefa não acaba aqui” e adiantou que “vamos encarar o Campeonato Nacional como mais uma etapa da sua Formação, é um momento para elas evoluírem e tornarem-se melhores atletas”.

 

ANTÓNIO FARIA: “NÃO SE ENTENDE COMO O CAMPEÃO REGIONAL DO MINHO NÃO TEM ACESSO DIRETO AO CAMPEONATO NACIONAL”

 

António Faria, presidente do BC Barcelos, estava mais que satisfeito com o apuramento da equipa feminina para o Campeonato Nacional, que se junta assim à equipa masculina. No entanto, o presidente do BC Barcelos mostra-se crítico com a atual forma de apuramento das equipas para o Campeonato Nacional…

“Foram dois jogos muito disputados e um apuramento mais do que merecido. No entanto foram dois jogos que não deveriam ter acontecido…” disse António Faria, que explicou: “não se entende como é que o Campeão Regional do Minho não tem acesso direto ao Campeonato Nacional, seja no escalão Sub-14, Sub-16 ou Sub-18/19. Infelizmente os vários clubes da Associação de Braga são forçados a disputar “n” apuramentos para conseguirem estar presentes na prova que, tal como o próprio indica, deveria ser ‘Nacional’ e com representação dos clubes das várias Associações de Basquetebol”.

António Faria referiu que “toda esta situação advém de estarmos inseridos num contexto associativo com cada vez menos ‘força’ para fazer frente às Associações com mais ‘peso’. Caminhamos para que os Campeonatos Nacionais, nos diversos escalões, se tornem ‘ligas dos Campeões’, onde apenas alguns privilegiados podem ter acesso”.

 

“ACHO QUE É ALTURA DE UMA REFLEXÃO PROFUNDA”

 

O presidente do BC Barcelos explicou que “qualquer equipa de Braga é forçada a disputar um Campeonato Regional com equipas da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, e como se não fosse suficiente, ainda têm de disputar um apuramento para a prova mais importante a nível nacional, com equipas de outras associações. Neste momento a Associação de Braga é a quinta maior do país. Se juntarmos as duas Associações de Braga e Viana, passam para quarta maior região basquetebolística nacional, atrás de Lisboa, Porto e Aveiro. Não se entende como outras Associações com menos praticantes têm vagas diretas para os Campeonatos Nacionais… e nós não!”.

“Acho que é altura de uma reflexão profunda. Num contexto de Formação, é importante sabermos o que queremos e para onde queremos evoluir. Que se aproveite esta retoma pós pandemia para, em conjunto e com quem de direito, estabelecer-se uma estratégia para uma melhor formação de atletas, a nível nacional”.

Comentários

Artigos relacionados

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...