João Matias, ciclista de Barcelos que alinha na Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, continua a brilhar na 48.º Volta ao Algarve. Na etapa de hoje, a segunda, que ligou Albufeira ao Alto da Fóia, em Monchique, numa extensão de 182,4 quilómetros, o ciclista de Barcelos voltou a marcar presença na fuga do dia, pontuou no Prémio de Montanha em Pomba (3.ª categoria) e na Meta Volante de Salir.
João Matias ocupa a segunda posição da Geral do Prémio de Montanha com nove pontos, apenas menos um que o líder David Gaudo (Groupama), mas amanhã parte de Camisola Azul, já que Gaudu é o atual Camisola Amarela.
João Matias referiu que “o principal objetivo é mostrar as cores da nossa equipa Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados e foram dois dias muito bons!” e adiantou que “a Camisola da Montanha vem como objetivo secundário, mas cada vez mais está a tornar-se um objetivo principal e cada vez acredito mais que posso lutar até ao final por ela”.
Depois de dois dias intensos, João Matias garante que “sinto-me bem e motivado. Claro que sinto alguma fadiga, mas estou muito contente com as sensações”.
Quanto a expetativas para o terceiro dia de provas, o ciclista da Tavfer referiu que “para já nenhumas! Quero descansar e esperar pela reunião prévia à etapa e ver qual vai ser a estratégia”.
TIAGO MACHADO O MELHOR MINHOTO
Tiago Machado, famalicense que alinha na Rádio Popular/Paredes/Boavista, foi hoje o minhoto melhor classificado na etapa.
Tiago Machado cortou a meta no 31.º lugar, a cerca de dois minutos do vencedor, o francês David Gaudu (Groupama-FDJ. O famalicense é ainda o melhor minhoto na Classificação Geral, onde ocupa a 29.ª posição.
João Benta (EFAPEL Cycling) termina o segundo dia de prova no 32.º lugar da Geral, depois de hoje ter feito 38.º lugar.
VINÍCIO RODRIGUES SEXTO NA GERAL DA JUVENTUDE
César Fonte, vianense da Kelly/Simoldes/UDO, que ontem sofreu uma queda, completou a etapa de hoje no 54.º lugar, enquanto o famalicense André Carvalho (Cofidis) foi 57.º e Vinício Rodrigues (Rádio Popular) cortou a meta no 71.º lugar, sendo o melhor minhoto em Sub-23.
De resto, o atleta dos Arcos de Valdevez é o sexto classificado na Geral da Juventude, a menos de 20s do líder Remco Evenepoel (Quick).
Pedro Miguel Lopes (Rádio Popular) foi 81.º, Hélder Gonçalves (Kelly) 87.º, José Gonçalves (W52 FC Porto) terminou em 94.º e Pedro Silva, barcelense da Glassdrive/Q8/Anicolor, terminou na 116.ª posição.
Iúri Leitão, ciclista de Viana do Castelo que representa o Caja Rural, foi hoje 133.º classificado, o vimaranense José Mendes (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) cortou a meta no 136.º lugar, Daniel Dias (Kelly) foi 147.º e João Matias, depois do esforço da fuga, terminou no 149.º lugar
Amanhã realiza-se a etapa mais longa da competição da Volta ao Algarve, que tem uma extensão de 211,4 quilómetros e liga Almodôvar a Faro.
Fotos: Volta ao Algarve