David Vaz é um dos nomes sonantes da 1.ª Maratona BTT Vila de Darque, que se realiza domingo e marca o arranque do Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço.
O ciclista de Viana do Castelo garante que “estou pronto para regressar à competição”, ainda por cima “perto de casa”.
“Esta Maratona decorre na minha zona e servirá, acima de tudo, para ver o meu atual momento de forma”, disse David Vaz, que referiu que “estou a apontar a melhor forma para os meses de maio e junho”.
Sobre a Maratona de Darque, David Vaz não tem dúvidas… “acho que a maioria dos atletas vai ficar surpreendido com a dureza da prova, apesar de ser de curta distância”.
“VOU DAR O MEU MELHOR”
Como está a encarar a prova? “É a minha primeira corrida em 2022 e há sempre a incógnita do momento de forma. Penso que, nesta altura, haverá atletas em melhor forma do que eu”, disse David Vaz, que garante, no entanto, “vou dar o meu melhor, como sempre e depois logo se verá”.
O ciclista de Viana do Castelo, que ainda o ano passado alinhou como Elite, vai entrar, este ano, nas provas de Master 40, mas salienta que “nada vai mudar. Eu tenho de treinar como se continuasse a competir em Elite… Se mudar de mentalidade torna-se ainda mais difícil tentar estar na discussão do Campeonato do Mundo”.
Como tem corrido a preparação para a nova época? “A preparação têm corrido bem, tenho criado uma boa base que, no meu ponto de vista, é muito importante para se tenho uma ótima época”, disse David Vaz, que lembrou que “não fosse os objetivos que tenho e que muitas pessoas me propuseram, eu continuaria a correr como Elite”.
FOCADO AO CAMPEONATO DA EUROPA E DO MUNDO
Quanto aos objetivos para a nova temporada, o ciclista vianense afirmou que “os meus objetivos passam por estar na discussão do Campeonato da Europa e do Campeonato do Mundo de XCM em Master 40”.
A 1.ª Maratona BTT Vila de Darque, que vai desenrolar-se por trilhos e caminhos rurais, realiza-se domingo, a partir das 9.30 horas e destina-se aos atletas de competição de Elites a Master 60 (masculino e feminino), bem como a Paraciclistas, CPT, E-MTB e Promoção (não federados).