Tomás Mota, da Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact, esteve em grande destaque na quinta e última prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, que se disputou domingo em Águeda.
O ciclista do clube de Roriz, Barcelos, venceu a prova, fazendo o percurso em 43:19:915m, deixando na segunda posição Rafael Sousa, que acabou por conquistar a Taça de Portugal.
Tomás Mota considera que “a prova correu muito bem, conforme o planeado” e referiu que “a pista é boa, com algumas zonas onde podia fazer a diferença”.
Quanto sentiste que podias ganhar a corrida? “Na segunda volta senti que podia trazer a vitória”, disse Tomás Mota, que adiantou que “nas primeiras voltas tentei escapar aos adversários, impondo sempre o ritmo, depois foi controlar o andamento até ao cortar da meta”.
Tomás Mota acaba a Taça de Portugal de Ciclocrosse na segunda posição, fez top10 no Campeonato Nacional e conquistou o Campeonato do Minho, mas o ciclista da zona de Leiria, confessa, queria mais… “O balanço é menos positivo em comparação a 2019, em que consegui “a concentração e algumas complicações que foram surgindo afetaram muito as minhas provas”.
Terminada a época de Ciclocrosse, Tomás Mota vai agora preparar os desafios que vem pela frente: “vou manter-me no BTT e na Estrada, como sempre o fiz. Ainda não sei qual vai ser a minha prioridade, mas, neste momento, estou mais focado em preparar a época”.
Na prova de domingo de salientar o 10.º lugar do barcelense Diogo Carreiras.
DINIS VIEIRA OITAVO EM ÁGUEDA
Dinis Vieira, ciclista de Amares que alinha na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, concluiu a quinta e última prova da Taça de Portugal na oitava posição de Cadetes masculinos.
Numa prova ganha por Miguel Pereira (Guilhabreu BTT), que também venceu a Taça de Portugal, Dinis Vieira fez o percurso em 32::01:819m.
Luís Silva, da ACR Roriz, terminou na 12.ª posição, enquanto o seu colega de equipa Rodrigo Rodrigues foi 16.º e Afonso Coelho, 17.º.
Em Juvenis. Afonso Silva, da Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact, concluiu a prova de Águeda no nono lugar.
Fotos: FPC