A Seleção de Sub-15 masculinos da Associação de Patinagem do Minho está a ultimar a preparação para o XV Torneio dos Reis Celestino Brito, que se realiza no fim de semana no Pavilhão Municipal de Valongo.
A equipa orientada por Filipe André Carneiro e José Carlos Cruz realizou esta noite o seu último treino antes da partida para o torneio, mais um que visa a preparação do Inter-Regiões.
A Seleção Distrital de Sub-15 está motivada para mais este ‘teste’. Filipe André Carneiro mostra-se satisfeito com a evolução que a equipa tem tido…
“A equipa aos poucos vai melhorando para uma ideia do que pretendemos a nível de jogo. Os rapazes estão a empenhar-se muito bem e, por isso, penso que estão no bom caminho para crescerem enquanto jogadores e equipa”, disse o selecionador regional da AP Minho.
BAIXA COMPETITIVIDADE DO CAMPEONATO DO MINHO
Filipe André Carneiro considera, no entanto, que “a baixa competitividade no Campeonato do Minho não deixa de ser preocupante… o facto de, desde o último torneio da Seleção, a maior parte dos atletas não terem competido pelos clubes… a mim enquanto treinador e, neste momento, como selecionador deixa-me bastante apreensivo”.
Afirmando que “temos muito que mudar a nível interno”, Filipe André Carneiro considera que “não nos podemos esconder atrás de uma coisa chamada Covid-19 e sacudir a responsabilidade de tudo o que acontece de menos bom para este vírus e simples parar tudo! Parar não é solução, adiar jornadas constantemente não é solução, andarmos com os clubes a aliciar jogadores uns aos outros não é solução… Por isso há que mudar isto e não esconder o sol com uma peneira…”.
Para o selecionador regional “é muito fácil de provar que não estamos certos… basta vermos que as nossas equipas não atingem fases finais dos Campeonatos Nacionais; quando vemos que o Minho não consegue apurar nenhuma equipa direta para os Campeonatos Nacionais nos moldes atuais, nem mesmo o Campeão em título. Acho que quando chegámos a este ponto é importante refletir e tomar medidas e ações que permitam à modalidade evoluir”.
“VAMOS FAZER AQUILO QUE SABEMOS QUE É TRABALHAR”
Esse é um caminho que ainda vai levar o seu tempo…“Sim, no que respeita à AP Minho já existem algumas dinâmicas que estão a ser trabalhadas e que queremos colocar em prática esta época. Ajudar os clubes a terem mais atletas em competição, seja em provas oficiais seja em provas alternativas…sabemos que os tempos vão mudando e a Associação quer, rapidamente, atualizar-se nesse sentido. As pessoas, felizmente, estão atentas e com vontade de trazer coisas novas, por isso, vamos fazer aquilo que sabemos que é trabalhar em prol da modalidade e no desenvolvimento de jovens para o Hóquei em Patins!”.
Para o Torneio dos Reis, Filipe André Carneiro já escolheu os 10 jogadores… “já temos os 10 escolhidos para este torneio, há duas alterações e vamos ver como estes atletas correspondem e como a equipa consegue estar a nível de performance”.