
“Sinto-me orgulhosa por poder conquistar este título de Campeã Nacional e por dar essa alegria à equipa SAERTEX que tanto me apoia”, foi assim que Virgínia Moreira reagiu à conquista do título de Campeã Nacional de Ciclocrosse em Master 40, durante o Campeonato Nacional que decorreu este domingo em Santo Tirso.
A atleta da SAERTEX fez o percurso em 26:16m, deixando a segunda classificada, Irina Coelho a quase um minuto.
Virgínia Moreira, que já tinha conquistado o título de Campeã do Minho, confessa que “a sensação é muito boa”, ainda mais “porque este é o meu ano de estreia no Ciclocrosse”.
Sobre a prova de Santo Tirso, a atleta do clube de Viana do Castelo referiu que “a corrida foi puro Ciclocrosse, com muita lama e técnica”.
Comparando com a prova que lhe deu o título de Campeã do Minho e que se realizou em Melgaço afirmou que “foram duas provas diferentes, mas gostei mais desta prova do Campeonato Nacional, pois foi mais exigente e eu também já tenho mais experiência…”.
Virgínia Moreira venceu até ao momento todas as provas da Taça de Portugal de Ciclocrosse e no próximo domingo, em Águeda, juntará ao título de Campeã Nacional, a conquista da Taça… “já tenho pontos suficientes para terminar a Taça de Portugal em primeiro e será mais uma festa”.
Quando decidiu experimentar o Ciclocrosse, estava à espera de conquistar estes resultados? “Não… ” disse Virgínia Moreira, que adiantou que “sendo uma modalidade com provas mais curtas, decidi experimentar e posso dizer que está a correr melhor que o esperado”.
De referir que para além dos títulos nacionais e do título de Campeã do Minho, Virgínia Moreira venceu, recentemente, a prova do Campeonato do Porto e esteve em destaque na Superliga de Ciclocrosse do Porto, terminando na terceira posição, numa competição sem distinção em Master femininas.
A atleta do clube de Viana do Castelo considera que “estes resultados dão-me alento para a época de BTT que aí vem”, apesar de “este ano não poder fazer todas as provas”.
Virgínia Moreira vai apostar mais no BTT XCO, mas salienta que “pretendo fazer algumas provas de XCM, mas devido à minha vida familiar e profissional, não as poderei fazer todas”.
Fotos: Eduardo Campos
