BASQUETEBOL

Rafael Freitas (Famalicense): “ansioso por voltar a pisar o campo de Basquetebol”

Rafael Freitas, extremo/poste do Famalicense, está ansioso por regressar aos pavilhões… O atleta de 17 anos, que sofreu uma lesão no joelho, durante um treino, foi operado e vai agora começar a sua recuperação.

André Rafael Freitas, mais conhecido por Rafael Freitas no seio do Basquetebol, não tem tido uma época fácil. Num treino contraiu uma lesão grave no joelho e teve mesmo de ser submetido a intervenção cirúrgica, que se realizou na semana passada no Hospital de Santa Maria, no Porto. Pela frente André, como prefere ser chamado, tem um longo período de recuperação, mas ânimo é coisa que não lhe falta…

No início de um novo ano, que coincide, com o início da sua recuperação, André Freitas refere que “sinto-me ansioso e grato” e explicou que “sinto-me ansioso para voltar a pisar o campo de basquetebol” e “grato porque tenho tido o apoio de toda a minha equipa, desde treinadores a jogadores. Isso tornar a recuperação menos dolorosa”.

OPERAÇÃO CORREU BEM

Sobre a operação recorda que “correu bastante bem. Estou grato a todos os profissionais de saúde que sempre deram o seu melhor para tudo correr o melhor possível”.

Ainda te recordas de como contraíste a lesão? “Sim, lembro-me perfeitamente. Foi numa disputa de bola num treino em que suportei o peso corporal todo numa perna. Desloquei a rótula e fiquei sem quase dois centímetros de cartilagem”.

Quanto a perspetivas para o regresso aos campos, André Freitas referiu que “o tempo do meu regresso à modalidade ainda está a ser decidido pelos médicos”, mas “mesmo que não possa jogar, espero voltar em breve aos pavilhões para apoiar os meus colegas!”.

Para já a grande meta de André Freitas é recuperar… “depois de ultrapassada a lesão quero ser melhor” e adiantou que “espero trabalhar e aprender com quem sabe mais do que eu para poder evoluir”.

“SEMPRE ESTIVE DENTRO DA MODALIDADE…”

André Freitas está no Basquetebol há 11 anos, tendo dados os primeiros passos no ATC (Associação Teatro e Construção). Em 2015 ingressou no Famalicense e em 2018 (como Sub-16) mudou-se para o Ribeirão FC. Esta época regressa ao Famalicense com a ambição de “aprender e evoluir”.

Como surgiu o Basquetebol na tua vida? “Eu comecei a jogar Basquetebol porque sempre estive dentro da modalidade, o meu pai era jogador e o meu irmão também, então, cresci dentro dos pavilhões e fui ganhando cada vez mais amor pelo basquetebol”.

Por isso, André Freitas não tem dúvidas que “o que mais me tem custado neste processo todo é, sem dúvida, não poder partilhar o campo com os meus colegas e não poder ajudar a minha equipa”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...