BASQUETEBOL

Monção BC sagra-se Campeão Distrital de Sub-16

O Monção BC sagrou-se, no fim de semana, Campeão Distrital de Sub-16 masculinos da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo.

Na final, à melhor de três jogos, o conjunto orientado por Rita Sanches venceu o BC Limiense por 2-1. No último e decisivo jogo o Monção BC foi a Ponte de Lima ganhar por 47-60.

Rita Sanches, primeira treinadora a conquistar o título de Sub-16 masculinos, mostrou-se bastante satisfeita com o desempenho da sua equipa e a vontade de ganhar por parte dos seus atletas…

“Conquistar o título era um objetivo que tínhamos, um objetivo bastante ambicioso, que decidimos levar jogo a jogo”, começou por afirmar Rita Sanches.

O Monção BC chega a fase final depois de ter vencido a Série B do Campeonato Regional, relevando para uma posição secundário o CB Viana… “fizemos um Campeonato Regional com altos e baixos, mas com grande intensidade e acabamos por terminar em primeiro lugar na Série B. Durante esses três meses a equipa evoluiu muito em termos táticos, técnicos e como equipa. Crescemos muito”. Por isso “chegamos à final preparados e muito motivados. Notava-se nos atletas que tinham vontade de ganhar”.

“BC LIMIENSE É UMA EQUIPA MUITO EXPERIENTE”

O Monção BC tinha vencido o primeiro jogo, disputado na semana passada em Monção, por 60-57. No primeiro jogo em Ponte de Lima perdeu por 49-43, mas a derrota não deixou marcas na equipa que entrou este domingo em campo determinada em conquistar o título… e venceu por 47-60.

“A tarefa não era fácil porque defrontávamos fora de casa um adversário de uma série superior, mas a minha equipa entrou em campo com uma grande vontade de ganhar. Jogamos muito bem os dois jogos em Ponte de Lima. Tivemos altos e baixos, claro, mas não desanimamos e a vontade de nos estrearmos no ‘Nacional’ era muito grande…”.

Afirmando que “o BC Limiense é uma equipa muito experiente, que conhecíamos bem”, Rita Sanches salientou que “tínhamos de estar no nosso melhor para ganhar o título. A verdade é que tivemos jogos muito intensos, muito bons e isso ajuda-nos a crescer e dá ainda mais valor ao troféu que conquistamos”.

A ESTREIA NO CAMPEONATO NACIONAL

Agora segue-se o Campeonato Nacional… “vamos encontrar uma prova com mais competitividade, que vai exigir muito de nós e nos vai ajudar a crescer e a evoluir. Felizmente, tivemos um Campeonato Regional muito exigente, com jogos muito renhidos, duros e de grande intensidade, o que nos obrigou sempre a dar o nosso máximo”.

Quanto a objetivos, Rita Sanches afirmou que “tivemos um fim de semana muito atribulado e de grandes emoções, ainda não tivemos tempo em pensar nisso. Nunca tivemos com esta equipa nos Nacionais. É tudo muito novo… mas temos uma enorme vontade de entrar neste novo desafio e aprender, aprender muito e evoluir”.

SEIS ATLETAS NOS TRABALHOS DA SELEÇÃO DE SUB-16

Entretanto, seis dos 12 atletas do Monção BC não vão parar nas férias do Natal, estão convocados para os trabalhos da Seleção Distrital e Rita Sanches considera que “estarem lá seis miúdos do Monção BC, metade da equipa, é muito bom, significa que estamos a trabalhar bem. Penso que vão ser duas semanas de grande aprendizagem para eles, vão conhecer outras ideias, trabalhar com outros treinadores e colegas”.

Entretanto, Rita Sanches, que recentemente tirou o grau 2 de treinador de Basquetebol, está à frente da Seleção Distrital de Sub-14 femininos da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, que vai treinar em Ponte de Lima nas próximas duas semanas.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS