“Apesar de não sair vencedor no Campeonato Nacional, saio satisfeito com a minha prestação”, foi assim que José Lourenço, ciclista da SPAC BTT, começou por abordar o Campeonato Nacional de Maratonas BTT (XCM) que decorreu em Castro Daire e em que fez terceiro lugar.
José Lourenço chegou a Castro Daire com a camisola de Campeão Nacional, que já envergava pelo quarto ano consecutivo. O ciclista de Ponte de Lima teve um arranque de prova difícil, mas aos poucos foi recuperando e segurou um lugar no pódio.
“Foi uma prova bastante dura, um percurso não muito ao meu agrado, mas bastante bonito”, disse José Lourenço, que explicou que “no início da prova foi impossível ir com o grupo da frente, senti bastantes dificuldades em encontrar um ritmo confortável”.
“Mesmo estando em nono não perdi a esperança de lutar por um lugar no pódio. Fui recuperando à medida que os quilómetros iam passando e fui também recuperando lugares. Ao km20 já estava em terceiro lugar e mesmo com duas avarias consegui segurar o terceiro lugar até à linha de chegada”, referiu.
Foi uma prova que lhe permitiu perceber o que ainda há a preparar para o Europeu? “Sim. Este ano a preparação não tem sido a melhor ou a desejada, é o ano em que menos quilómetros tenho feito no monte… e, por isso, ainda há margem para melhorar! Espero conseguir estar num bom momento de forma no Europeu”.
Sai de Castro Daire motivado para o que pela frente? “Sim, saio feliz com o meu terceiro lugar e motivado para os próximos desafios! Consciente que ainda há muito trabalho para poder estar na melhor forma, mas motivado”.
