João Almeida, jogador do SC Braga, está convocado para o primeiro estágio de observação da Seleção Nacional de Sub-16, que se vai realizar entre os dias 18 e 23 de dezembro, em Ponte de Sor e tem em vista participação no Campeonato da Europa – Divisão B de 2022.
João Almeida, que já na época passada fez parte dos trabalhos da Seleção de Sub-15, é o único atleta do Minho presente neste primeiro estágio orientado por Nuno Freitas e que conta com dois jogos frente à equipa do Centro Nacional de Treino de Ponte de Sor.
João Almeida está no SC Braga desde 2014 e é um dos atletas mais influentes da equipa de Sub-16, que venceu a Série A do Campeonato Regional da Associação de Basquetebol de Braga/AB Viana do Castelo, estando já apurado para a Final Four.
RICARDO SANTOS: “UMA NOTÍCIA DESTAS É SEMPRE RECEBIDA COM MUITO AGRADO E ORGULHO”
Em Braga, a notícia da convocatória de João Almeida foi recebida com muita satisfação, como salientou o treinador Ricardo Santos… “Uma notícia destas é sempre recebida com muito agrado e orgulho. Por parte do João, colegas de equipa, equipa técnica e também pelos pais”.
Questionado sobre se esta é uma convocatória natural e merecida, o treinador dos Sub-16 do SC Braga garantiu que “o João sempre demonstrou uma boa capacidade de treino e de trabalho, é empenhado e exigente com ele e com os seus treinadores. E ao seu lado tem um grupo de atletas que estão sempre a trabalhar para serem melhores e contagiam-se uns aos outros. Todos estes fatores ajudam bastante a um atleta conseguir chegar a este nível. Ele merece, por todo o empenho e capacidade de sacrifício”.
João Almeida já tinha sido chamado aos treinos de Sub-15 na época passada, algo importante para Ricardo Santos… “Quando um jogador entra no ‘radar’ das Seleções Nacionais torna-se conhecido pelos selecionadores, o que ajuda bastante na altura das novas convocatórias. Os selecionadores vão sempre ver como estão os jogadores que já estiveram na seleção e se evoluíram o suficiente para continuar no grupo”.
“TODOS OS ATLETAS DO GRUPO EVOLUÍRAM BASTANTE”
Sentiu que o João Almeida evoluiu ao longo deste último ano? “Todos os atletas do grupo evoluíram bastante e continuamos o trabalho para evoluir ainda mais. Temos objetivos estabelecidos que são um pouco ambiciosos, e para os conseguir atingir é preciso muito empenho e trabalho por parte dos jogadores. Sinto que este ano temos conjugado muito bem, com os jogadores a trabalharem muito, o que obriga também a equipa técnica a fazer o mesmo com vontade” disse Ricardo Santos, que salientou que “é preciso ter colegas de trabalho fortes para se conseguir evoluir e não estagnar o desenvolvimento. O que felizmente acontece neste grupo, e, sem dúvida, que ajudou bastante ao João Almeida a atingir este pequeno patamar”.
O que pode significar para o grupo, que tão bem se tem comportado neste ano de regresso aos campeonatos, a chamada do João à Seleção Nacional?
“Ainda não consigo avaliar o impacto, porque a notícia ainda está fresca, mas é um grupo muito coeso e com uma forte união, sei que ficaram orgulhosos do João e o apoiam nesta fase”.