O Famalicense venceu, no fim de semana, o Juvemaia ACDC Sub-23, por uns expressivos 29-108, em jogo da sétima da Zona Norte B do Campeonato Nacional da II Divisão masculino de Basquetebol.
Com este resultado a equipa de Armando Andrade termina a primeira fase na segunda posição, com os mesmos 13 pontos que o líder CD Póvoa Sub-23…
“O balanço é extremamente positivo” disse Armando Andrade, que salientou que “este ano fizemos uma aposta clara na Formação, mudamos paradigma e temos um plantel de 15 atletas, com cinco Sub-18 e dois Seniores de primeiro ano, atletas que saíram da Formação do clube”.
“Quando iniciamos a época não sabíamos bem o que esperar desta mistura de atletas jovens, com pouca experiência, com os Seniores, atletas habituados a disputar as fases finais dos Campeonatos Nacionais, com uma experiência enorme. A diferença entre os dois grupos era enorme e não sabíamos se iria funcionar”, disse o treinador do Famalicense, que garantiu que “esta aposta está a ser um sucesso. As coisas estão a funcionar muito bem, quer na dinâmica da equipa, quer em termos de resultados”.
Quanto aos resultados, Armando Andrade referiu que “só não conseguimos ganhar a uma equipa, ao CD Póvoa, que de equipa B tem muito pouco, pois apresenta-se muitas vezes com jogadores titularíssimos da equipa principal. São profissionais, mas essa é a aposta deles” e adiantou que “nós estamos muito satisfeitos com o que estamos a fazer, com o crescimento da equipa e por continuarmos na luta pelos nossos objetivos”.
SUBIR DE DIVISÃO E SEMEAR PARA O FUTURO
Afirmando que “a nossa meta é a subida de divisão”, Armando Andrade garante que “paralelamente à subida, queremos fazer um trabalho profundo com a Formação. Ainda ontem os Sub-18 garantiram o apuramento para Final Four do Campeonato Distrital. Alguns desses atletas trabalham com a equipa Sénior e os resultados têm sido fantásticos. Fizeram uma primeira fase sem derrotas e com algumas vitórias expressivas e ontem frente ao Vitória SC, da Série A, ganharam por 30 pontos”.
“Esse foi o nosso ponto de partida para esta época. Trabalhar com os jovens de uma forma a que a integração nos Seniores fosse mais fácil. Não sabíamos se mentalmente os atletas estariam preparados para isso, mas a verdade é que estão a dar uma resposta muito grande”.
Armando Andrade salientou que “nós este ano estamos a lutar pela subida à CNB1 e, ao mesmo tempo, a semear os frutos para o futuro, a envolver os atletas e a comunidade com o Famalicense”.
O treinador famalicense mostra-se referiu que “hoje em dia temos cerca de 200 pessoas a assistir aos nossos jogos. O facto de termos jovens da Formação na equipa e de Famalicão arrasta mais gente para ver os jogos e isso é importante. Estamos a trabalhar para que o plantel do Famalicense possa, num futuro próximos, assentar na Formação”.
Armando Andrade lembra que “há cinco anos quando cheguei ao clube, queria completar o plantel com dois miúdos da Formação e disseram-me que não era possível porque não havia. Hoje temos sete atletas a treinar e a jogar com os Seniores e são soluções válidas”.
“JOVENS SÃO SOLUÇÕES VÁLIDAS”
“Nós temos tido alguns problemas de lesões. Ficamos sem o Philipe logo no primeiro jogo oficial da época e tem pela frente seis meses de paragem. O Fernando Cardoso também partiu um dedo e esteve um mês parado, tivemos outro atleta parado devido ao covid e a dada altura tivemos que recorrer aos miúdos para jogar, não para fazer descansar os titulares, mas para jogaram e a verdade é que eles têm correspondido”, garantiu Armando Andrade.
Motivado e confiante para a segunda volta do campeonato? “Estamos muito motivados e confiantes, eu a equipa Sénior, os Sub-18 e os Sub-16. Estamos todos motivadíssimos. Este é um projeto de continuidade entre todos os escalões. Hoje em dia os Sub-18 já estão muito comprometidos com a equipa Sénior e queremos fazer o mesmo com os Sub-16”.
O Famalicense, que também esteve em bom plano na Taça de Portugal (foi afastado na terceira eliminatória por uma equipa de escalão superior no prolongamento, recebe no próximo sábado, pelas 21 horas, o Salesianos. Um jogo em que não pode contar com o contributo dos atletas Sub-18… “Os Sub-18 têm no próximo fim de semana a Final Four e, por isso, não vamos poder contar com a sua contribuição. Queremos que eles estejam concentrados neste novo desafio”.