Vitória SC e Escola Desportiva de Viana estiveram em alta no primeiro dia do Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão, que decorre no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja.
O Vitória SC encerra o primeiro dia no comando da classificação masculina e feminina. A equipa masculina domina mesmo o campeonato, somando 210 pontos, mais 36 pontos que o segundo classificado, o Ba-Leiria.
Já a equipa feminina termina o primeiro dia com Gesloures, que ocupa a segunda posição.
O Vitória SC lidera ainda a Estatísticas de Medalhas, somando seis medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.
João Nogueira Costa lidera a Tabela por Pontos masculina, com 790 pontos conquistados na estafeta de 4x100m Estilos. De resto, o pódio é todo ele do Vitória SC: Tomás Lopes com 765 pontos ocupa a segunda posição e Alexandre Amorim é terceiro com 748 pontos.
ANA RODRIGUES (ED VIANA) COM NOVO RECORDE NACIONAL
Ana Rodrigues, da Escola Desportiva de Viana, bateu esta tarde um novo recorde nacional, desta feira o dos 100m Bruços com a marca de 1:06:82m. A atleta do clube de Viana do Castelo retirou 35 centésimos ao recorde anterior, que pertencia a Diana Gomes e que durava há 12 anos.
Ana Rodrigues lidera ainda a Tabela por Pontos com um total de 812 pontos.
A Escola Desportiva de Viana, que tem como objetivo a manutenção no ‘Nacional’ da 2.ª Divisão das duas equipas, termina o primeiro dia de provas bem posicionado para assegurar a meta.
Assim, em femininos, a ED Viana ocupa a quinta posição com 160 pontos, enquanto a equipa masculina está na 10.ª posição, com 123 pontos.
Na Estatísticas de Medalhas, a ED Viana ocupa a quarta posição com três medalhas, sendo duas delas de ouro.
Rafael Ribas, treinador da ED Viana, considera que “este Campeonato Nacional está a correr muito bem” e adiantou que “todos os atletas estão a melhorar as classificações de startlist. Foi um excelente primeiro dia”.
Para o treinador da ED Viana “o momento alto da sessão foi o recorde nacional obtido pela Ana Rodrigues aos 100m Bruços.
A ED Viana parte para o segundo e último dia da competição com um grande objetivo: “tentar colocar as equipas femininas e masculinas no top 10 nacional” disse Rafael Ribas.
VIANA NC NA LUTA PELA MANUTENÇÃO
O Viana NC participa neste Campeonato Nacional de Clubes da 2.ª Divisão com a equipa feminina e termina o primeiro dia nos lugares de manutenção.
O conjunto orientado por Vânia Neves ocupa a 16.ª posição, entre 22 equipas, e soma 108 pontos, a 28 do último lugar de descida.
Vânia Neves, treinador da equipa de Viana do Castelo, considera que “estamos num bom lugar”, salientando que “a manhã foi bastante positiva, acima das expectativas. A sessão da tarde ficamos um pouco aquém daquilo que seria esperado”.
Quanto a perspetivas para o segundo dia… “amanhã temos uma sessão forte de manhã, o objetivo será recuperar alguns lugares para entrarmos na última sessão com algum conforto”.