VOLEIBOL

FC Amares e Famalicense confiantes para o ‘derby’

FC Amares e Famalicense encontram-se sábado, pelas 16 horas, em jogo da quinta e última jornada da primeira volta da Série A do Campeonato Nacional da III Divisão masculina de Voleibol.

Em campo vão estar duas equipas do Minho, que apostam, sobretudo, nos jovens valores, mas que têm feito campanhas distintas nesta primeira fase do campeonato. O FC Amares chega à quinta jornada com apenas um ponto, enquanto o Famalicense, que retomou este ano o Voleibol Sénior, soma sete pontos.

PEDRO PEREIRA (FC AMARES): “TEMOS ALGUMAS EXPETATIVAS PARA O JOGO”

Em Amares o jogo está a ser encarado com otimismo: “a equipa tem vindo a evoluir”, disse Pedro Pereira, treinador do FC Amares.

Aquele treinador referiu que “arrancamos a época com alguns atletas lesionados e outros impedidos de jogar, mas com a entrada desses atletas notou-se uma melhoria na equipa”, mas “ainda estamos longe do que pretendemos. A verdade é que ainda não conseguimos estabilizar em termos exibicionais. Tanto fazemos dois sets muitos bons, como logo a seguir temos dois sets muito fracos”.

Pedro Pereira sente que isso se fica a dever “ao facto de termos alguns atletas que já não jogavam há alguns anos e este reinício é sempre difícil”.

Quanto ao jogo de sábado, aquele treinador garantiu que “temos algumas expetativas. É o último jogo da primeira volta, frente a uma equipa difícil, mas se conseguirmos manter o nível exibicional em alta, podemos sair vitoriosos”.

Pedro Pereira acredita que “na segunda volta poderemos ter um desempenho diferente desta primeira parte do campeonato, pois já teremos alguns jogos em cima, uma ideia dos adversários e mais dias de trabalho”.

O FC Amares chega a esta última jornada da primeira fase com alguns ‘amargos de boca’… “há um resultado que nos está atravessado, o do jogo com o Peso da Régua. Perdemos por fatores externos à equipa…”.

PEDRO MARTINS (FAMALICENSE): “MOTIVADOS E COM VONTADE DE GANHAR””

O Famalicense parte para o ‘derby’ minhoto determinado em regressar às vitórias, depois de ter perdido os últimos dois encontros (3-0 em Amares e 2-3 com o Vilacondense).

“Partimos motivados e com uma grande vontade de ganhar”, disse Pedro Martins, treinador do clube famalicense, que garantiu que “a equipa treinou bem durante a semana”.

Afirmando que “ainda estamos na fase de colmatar as lacunas técnicas e táticas que temos”, Pedro Martins, que passou pelo FAC como jogador, lembra que “nós temos uma equipa muito jovem ainda, com alguns atletas Seniores mais experientes, mas com muito trabalho a fazer ainda”.

Sobre o FC Amares, o treinador do Famalicense referiu que “não conheço muito bem o FC Amares. Sei que tem uma equipa jovem, que conta com alguns atletas que foram formados no Amares Volei e conheço alguns miúdos dessa altura. É uma equipa que está em crescimento, tal como nós”.

“AINDA TEMOS MUITO TRABALHO PELA FRENTE”

Pedro Martins diz-se satisfeito com a evolução da sua equipa, mas garante que “ainda temos muito trabalho pela frente. Estamos a melhorar certos aspetos do jogo, mas não treinamos tantas vezes quanto queríamos. Já conseguimos aumentar o número de horas, mas ainda falta muito trabalho”, até porque “foi muito tempo parado e para além de termos atletas muito jovens, temos uma equipa que está a jogar pela primeira vez junta”.

O Famalicense apresenta um grupo de atletas mais experientes, atletas que “quase todos passaram pelo clube noutras alturas”, mas “a maior parte do grupo são atletas muito novos, que eram Juvenis o ano passado. Este é o primeiro ano deles a jogar com a rede numa altura diferente, o que torna a adaptação ao escalão mais difícil”.

Pedro Martins explicou que “não tínhamos atletas suficientes para formar uma equipa de Juniores e, por isso, decidiu-se passá-los para Seniores. A adaptação pode ser mais difícil, mas acaba por ser melhor para a sua evolução, pois ao jogar com atletas mais experientes e num campeonato mais exigente, acabam por evoluir mais. Claro que tudo isso demora o seu tempo, mas acredito que em breve eles vão estar ao nível dos atletas mais experientes”.

“SEGUIR PARA A FASE SEGUINTE”

Como é treinar atletas que jogaram consigo? “É verdade alguns foram meus colegas de equipas e agora são meus atletas. Quando vieram para o clube disse-lhes que iriam ser os meus adjuntos na formação destes jovens atletas. A estrutura é curta e eu conto com eles para me ajudar a desenvolver estes jovens”.

Quanto a objetivos para a nova época… “não traçamos objetivos a longo prazo. Mediante a altura da época vamos analisando o que podemos fazer. Nesta fase a ideia é assegurar um dos três primeiros lugares e seguir para a fase seguinte. Estamos inseridos numa série muito equilibrada, sem equipas que se destaquem muito das outras e, por isso, a luta vai ser até à última jornada”.

PROGRAMA DE JOGOS

III Divisão

Sábado

15h: Vilacondense – Amates Volei

16h: FC Amares – Famalicense

16h: Peso Régua – RC Senhorense

Juniores

15h: CA Madalena – VC Viana

Domingo

Juniores B (Sub-21)

15h: Vitória SC – Santo Tirso

Infantis

10h: Esmoriz – VC Viana

11h: SC Espinho – Vitória SC

Iniciados

10h: Castêlo Maia – VC Viana

Juvenis

10h: AAS Mamede – Famalicense

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS