O FamaBasket sofreu, no fim de semana, a sua primeira derrota no Campeonato Regional de Sub-14 masculinos da Associação de Basquetebol de Braga/AB Viana do Castelo. A equipa treinada por Adriano Pereira jogou no recinto do Monção BC e perdeu por um tangencial 56-54.
Apesar da derrota o FamaBasket manteve a liderança da Série A, somando 11 pontos em seis jogos, tantos quantos o BC Barcelos, que nesta jornada foi ao recinto do Vitória SC ganhar por 43-62.
No ‘derby’ bracarense, o SC Braga recebeu o GDAS A e venceu por 42-36.
Na Série B, o Maria da Fonte soma e segue. No fim de semana realizou dois jogos, ambos com o BC Limiense, e venceu, reforçando o comando.
Assim, no sábado foi a Ponte de Lima e ganhou por 26-82, enquanto que o no domingo, na Póvoa de Lanhoso, venceu por 101-13.
Nos outros resultados da Série B, o GDAS B recebeu o Famalicense e perdeu por 34-61, enquanto o Barca BC ganhou ao ATC, 61-35.
ADRIANO PEREIRA: “A EQUIPA TEM LEVADO O TRABALHO DE FORMA SÉRIA”
O FamaBasket inicia a segunda volta do Campeonato Regional de Sub-14 masculinos no comando da Série A. É a equipa com mais pontos marcados e a segunda com menos sofridos. Adriano Pereira, treinador da equipa famalicense, salienta que “a equipa tem levado o trabalho de forma séria e dedicada, os pais dos nossos atletas tentam ao máximo que estejam disponíveis para treinos e jogos e com isso a evolução e o resultado dos jogos têm refletido esse encaixe de vontades….”.
Adriano Pereira lembra que “partimos para esta época com um desconhecimento grande das equipas e dos seus valores… fruto da não existência de competição nas últimas épocas”, mas “estamos agradados com o nível que temos apresentado, sabemos que os adversários também têm qualidade e com mais tempo de trabalho podem colocar-nos outras dificuldades na segunda volta, embora nós também continuamos a trabalhar para dar continuidade aos resultados”.
FAMABASKET E BC BARCELOS DESTACARAM-SE NA PRIMEIRA METADE
Sobre o campeonato em si, o treinador do FamaBasket considera que “na primeira metade destacaram-se duas equipas, nós e o BC Barcelos com alguma diferença para as restantes equipas, embora acredito que possa haver jogos mais equilibrados nesta segunda metade”.
“A nossa equipa e a do BC Barcelos são as que apresentam melhor qualidade no plantel, conseguimos ter um leque mais alargado de atletas com mais qualidade e isso tem feito a diferença” refere Adriano Pereira, que salienta que “falta ainda muito jogo, tivemos esta semana uma deslocação difícil, a Monção… e terminámos esta segunda volta em Barcelos… vamos trabalhar e tentar manter a nossa qualidade de jogo e com isso, os resultados”.
“ATLETAS NOVOS ESTÃO A EVOLUIR BEM E A ACRESCENTAR QUALIDADE AO GRUPO”
Quanto à equipa do FamaBasket, aquele treinador lembra que “a equipa tem na sua maioria atletas que já estavam no clube e que mesmo em tempo de pandemia foram mantendo o contato. É uma equipa que dá continuidade ao trabalho das épocas anteriores, apesar das mesmas serem conturbadas. Temos atletas novos que estão a evoluir e a acrescentar qualidade ao grupo”.
Esta época, Adriano Pereira conta ainda com uma ajuda preciosa: “tenho a trabalhar comigo o Paulo Dinis, treinador que está a dar os primeiros passos”.