O Viana Natação Clube organiza sábado mais uma edição do Torneio de Natação destinado à categoria de Cadetes (A/B), que se realiza na Piscina Municipal de Vila Praia de Âncora, a partir das 15.30 horas.
Em prova vão estar 15 clubes – os seis da Associação de Natação do Minho e mais nove clubes convidados – e um total de 150 nadadores.
“Está tudo preparado para recebermos 14 clubes (15 no total com o VNC) e 150 nadadores. É um novo recomeço, depois de no ano de 2020 não termos realizado o torneio, muito importante para dar um impulso à modalidade que sofreu bastante ao nível do recrutamento de novos nadadores devido aos confinamentos”, disse José Couceiro, coordenador técnico do Viana NC.
CERCA DE 150 NADADORES PRESENTES
Sobre o torneio, aquele responsável referiu que este ano não vai haver novidades: “o torneio vai decorrer como nas outras edições. Temos todos os nadadores Cadetes dos clubes da ANMinho (seis clubes inscreveram atletas) a competir e teremos nove clubes convidados da Associação de Natação do Norte de Portugal. No final do torneio os clubes serão classificados coletivamente pelos pontos conquistados pelos nadadores nas 12 provas do programa, e serão entregues prémios a todas as equipas, com o natural destaque para a equipa vencedora”.
Este ano o Viana NC avança com uma equipa de Cadetes composta por 21 nadadores… “Fizemos um esforço grande durante os dois confinamentos para manter o maior contacto possível com os nadadores mais jovens e conseguimos manter um grupo muito bom e relativamente numeroso. Estamos a trabalhar com 21 nadadores Cadetes o que é cerca de 80 por cento do número que costumamos ter nesta equipa”, disse José Couceiro.
ANTÓNIO VITORINO REFORÇA EQUIPA TÉCNICA
Relativamente ao restante grupo, o Viana NC mantem um grupo de cerca de 30 nadadores Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores e este ano reforçou a equipa técnica…
“o clube sentiu necessidade de reforçar a equipa técnica para acompanhar os cerca de 30 nadadores. Para isso juntou-se à treinadora Vânia Neves o treinador António Vitorino, que era adjunto do Luís Cameira no SC Braga”, disse José Couceiro, que adiantou que “o clube continua a investir na vertente competitiva que é uma das missões do VNC e pelo qual ele foi formado há 19 anos”.