O Vitória SC desloca-se domingo, pelas 16 horas, ao recinto do SC Espinho, em jogo da ronda inaugural da Liga Lidl feminina de Voleibol.
Em Guimarães o jogo está a ser encarado com otimismo. A equipa realizou vários jogos de preparação e Hélder Andrade, treinador do Vitória SC, gostou do que viu…
“Esta pré-época foi muito produtiva, tivemos muita competição. Tivemos que acelerar alguns processos porque temos uma equipa, praticamente, nova e tiveram que assimilar os novos conceitos. Felizmente tivemos períodos de competição para testar algumas coisas e vamos entrar confiantes na nova época”.
Afirmando que “há sempre coisas a trabalhar e a melhorar”, Hélder Andrade salientou que “vamos entrar no campeonato dentro dos parâmetros que esperávamos. Hoje estamos muito mais fortes do que quando começamos e posso dizer que tenho uma equipa com muito potencial. Ao longo do campeonato esta equipa vai, com muito trabalho, crescer e consolidar os processos”.
“ACREDITO QUE VAMOS GANHAR”
Quanto ao adversário, o treinador do Vitória SC referiu que “foi uma das equipas que subiu e manteve a mesma estrutura da equipa, o que é já uma vantagem porque os processos estão mais consolidados. Depois é uma equipa aguerrida, tem algumas limitações e alguns pontos fortes. Nós vamos tentar anular os fortes e tirar partida das limitações”.
Hélder Andrade considera que “vai ser um jogo difícil e um grande desafio, mas acredito que vamos ganhar e somar os três pontos”.
Quanto aos objetivos para a época, o treinador do Vitória SC referiu que “este ano o campeonato disputa-se num sistema diferente. Todos as equipas jogam contra todas a uma só volta para definir os oito primeiros que vão disputar os lugares cimeiros e as restantes equipas entram na luta pela fuga à despromoção. Nós queremos, na primeira fase, estar entre os primeiros oito classificados, que foi algo que não conseguimos o ano passado”.
“CRIAR UMA EQUIPA COM O ADN DO VITÓRIA SC”
A partir daí… “a partir desse ponto vamos tentar subir a escada, essencialmente, queremos criar uma equipa que tenha o ADN do Vitória SC, da procura da vitória no próximo jogo. Mas uma coisa de cada vez. Neste momento, o grande objetivo é ficar entre as oito primeiras classificadas”.
O que acha no novo sistema? “Pode ser um pouco injusto na primeira volta, em que as equipas estão a começar e em que cada jogo ganha um peso maior. Mas estamos a encarar com naturalidade. São estas as regras e temos que nos adaptar”.
Quais vão ser as maiores dificuldades este ano? “Vai ser gerir fisicamente e mentalmente a equipa durante o grande volume de jogos que vamos ter. Em outubro vamos ter oito jogos, três jornadas duplas, o que é um grande volume de jogos em pouco tempo. Temos que saber gerir fisicamente essa carga de jogos”.
PROGRAMA DE JOGOS
Domingo
14h: Clube K – Leixões
15h: Boavista – Lusófona VC
15h: Vilacondense – AJM/FC Porto
16h: Sporting – Castêlo Maia
16h: SC Espinho – Vitória SC
16h: Benfica – AVC Famalicão
17h: CD Aves – Porto Vólei