CANOAGEM

Fernando Pimenta Campeão do Mundo

Fernando Pimenta, canoísta de Ponte de Lima que alinha no Benfica, sagrou-se Campeão do Mundo de K1 1000 metros ao vencer a final do Campeonato do Mundo de Velocidade de Canoagem e Paracanoagem, que decorre em Copenhaga, na Dinamarca.

O canoísta limiano completou a prova em 3.25.82 minutos, superando o campeão olímpico, o húngaro Balint Kopasz, por 67 centésimos. O bielorusso Aleh Yurenia conquistou a medalha de bronze, com mais 4.65 segundos do que Fernando Pimenta.

No final de um dia em grande, Fernando Pimenta revelou, ao site da FPC, que o título mundial “sabe muito bem”. “Esta fase de treinos, a seguir aos Jogos Olímpicos, foi muito complicada. No último mês e meio, foi um desgaste imenso e chegámos a ponderar não vir ao Mundial, porque estava muito cansado em termos físicos e psicológicos, mas valeu a pena todos os sacrifícios de estar longe da minha família e da minha filha”, afirmou.

“São dois títulos de campeão do Mundo em distância olímpica num ciclo olímpico de cinco anos”, sublinhou Fernando Pimenta, antes de se referir a Balint Kopasz. “O nível é muito próximo com o atleta húngaro. Uns dias ganha um, outros dias ganha o outro, sempre com outros atletas de grande nível na luta, que, num dia menos bom, podem meter-se entre nós os dois”, resumiu o campeão do Mundo.

Fernando Pimenta volta este domingo à água para disputar a prova de K1 5000 metros.

TERESA PORTELA EM QUINTO

Entretanto, Teresa Portela, canoísta de Esposende, terminou na quinta posição a final do K1 200m.

A atleta do Benfica gastou mais 1,04s que a Campeã Emma Jorgensen.

O K4 dos esposendenses João Ribeiro e Rúben Vilas Boas, do vilacondense Messias Baptista e Kevin Santos fez segundo lugar na final B dos 500m.

JOÃO RIBEIRO NA FINAL DE K1 500M

João Ribeiro marcou presença no K1 500m e apurou.se para a final A ao terminar na segunda posição da semifinal.

Já Hélder Silva termina a sua participação no Mundial com o oitavo lugar na semifinal de C1 500m.

Este domingo entram em ação Teresa Portela, às 11.19h para disputar a final de K1 500; João Ribeiro, às 12.30h, para lutar pela final de K1 500; e Fernando Pimenta, às 16.25h, para disputar a final dos K1 5000m.

Fotos: FPC

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS