CICLISMO

Rúben Rodrigues, Diogo Mendes e Landeiro KTM em destaque na Volta a Portugal de Juniores

Rúben Rodrigues, Diogo Mendes e a Landeiro/KTM/Matias& Araújo/Frulact estiveram em destaque na 15.ª Volta a Portugal de Juniores, que terminou esta tarde com a subida às Penhas Douradas, no concelho de Manteigas, na Guarda.

Numa etapa de 110,9 quilómetros, o vimaranense Rúben Rodrigues (Bairrada) confirmou a quarta posição da geral desta Volta a Portugal. Rúben Rodrigues, Campeão Nacional de Fundo, fez ainda terceiro lugar na Classificação da Juventude e quarto na classificação da Montanha.

RÚBEN RODRIGUES SATISFEITO

Rúben Rodrigues considera que “foi uma ótima Volta a Portugal, conseguimos superar as expectativas como equipa. Conseguimos colocar três ciclistas nos quatro primeiros da geral e isso diz muito, não só da qualidade individual, mas também do trabalho incansável dos meus colegas de equipa e do staff durante os quatro dias de competição”.

Em termos pessoais: “finalizo na quarta posição…hoje o Lucas foi mais forte”, mas garante que “saio satisfeito. Sei que dei o meu melhor, não me posso arrepender de nada, fiz o que tinha de ser feito. Tentei a minha sorte, mas simplesmente o adversário foi mais forte”.

DIOGO MENDES NA FUGA DO DIA…

Diogo Mendes, ciclista de Guimarães que representa a Academia de Ciclismo de Paredes, voltou a estar hoje em grande destaque. O ciclista, que iniciou a sua formação na Escola Ciclismo Carlos Carvalho, esteve, com Leonardo Lopes (Escola de Ciclismo Bruno Neves), na fuga do dia. O duo conseguiu mesmo ter mais de um minuto de vantagem para o pelotão nos cerca de 20 quilómetros que andou fugido.

Diogo Mendes, Júnior de primeiro ano, já tinha estado na fuga da segunda etapa, que se realizou na sexta-feira. O vimaranense acaba a Volta de Portugal na 72.ª posição da Geral Individual, mas foi um dos ciclistas em maior destaque, acabando no quinto lugar da Classificação da Montanha (segundo melhor minhoto), nono na Classificação por Pontos e 38.º na Classificação a Juventude.

“BALANÇO POSITIVO”

“Hoje a etapa esperava-se dura e foi o que aconteceu. Tentei a fuga e conseguimos andar na frente durante uns largos quilómetros. Tentamos fazer a subida na frente, mas não resultou…fomos alcançados na subida”, disse Diogo Mendes.

Sobre a sua participação nesta edição da Volta a Portugal, o ciclista de Guimarães considera que “o balanço é positivo”, e adiantou que “para o ano espero estar presente e dar o meu melhor”.

LANDEIRO KTM NO PÓDIO POR EQUIPAS

A Landeiro/KTM/Matias& Araújo/Frulact saiu da edição 15 da Volta a Portugal de Juniores no pódio. A formação de Roriz, Barcelos, conseguiu colocar quatro ciclistas no top20 da Geral Individual, e termina assim a Classificação por equipas na terceira posição da Geral, com o tempo de 27:36:16h, a 11:13m da grande vencedora, o Bairrada.

Na etapa de hoje a Landeiro KTM também esteve em destaque, sendo apenas ultrapassada pelo Bairrada e Bathco. O conjunto de Roriz, que viu seis ciclistas terminaram no top25, fez terceiro lugar.

Da equipa barcelense destaque, na etapa de hoje, para o oitavo lugar de Victor Paula, ciclista que termina na 13.ª posição da Geral Individual.

VICTOR PAULA: “DEI TUDO O QUE TINHA”

“A Volta era uma prova que eu queria tentar fazer um bom resultado, porém tive uns problemas, o que me impossibilitou terminar bem”, disse Victor Paula, que salientou: “dei tudo o que tinha e, por isso, não posso estar insatisfeito”.

Quanto à etapa de hoje… “foi muito dura devido à elevação”, mas acabou por conquistar um resultado no top10.

Quanto aos restantes ciclistas da Landeiro/KTM/Matias& Araújo/Frulact de realçar que Tomás Mota alcança o 17.º lugar da Geral Individual, seguido pelo seu colega de equipa Rafael Barbas. Pedro Pinto fez 20.º lugar e João Cunha terminou em 35.º. Marcelo Soares foi 42.º e Kawãh David 43.º

SÉRGIO SALEIRO (CC BARCELOS) QUINTO NA CLASSIFICAÇÃO POR PONTOS

Sérgio Saleiro, CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, fez top5 na Geral da Classificação por Pontos. O ciclista barcelense, que esteve em destaque das duas primeiras etapas – foi oitavo da primeira etapa e segundo na segunda – totalizou 18 pontos, os mesmos que o quarto classificado e a apenas dois do terceiro lugar.

Sérgio Saleiro ainda esteve hoje bastante ativo e fez terceiro lugar na Meta Volante de Grinjal. O ciclista do CC Barcelos terminou a etapa no 39.º lugar e concluiu a Volta a Portugal na 26.ª posição.

Também André Ribeiro esteve em destaque, pois foi 27.º lugar na etapa e alcançou a mesma classificação na Geral Individual, ele que é Júnior de primeiro ano.

Diogo Saleiro termina a Volta a Portugal no 44.º lugar e Luís André Ribeiro na 46.ª posição. João Fernandes foi 74.º.

LEONARDO MENDES (TENSAI): UMA VOLTA DE GARRA

Leonardo Mendes (Tensai/Sambiental/Santa Marta) correu inserido na equipa da Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel e terminou a Volta a Portugal no 90.º lugar.

O ciclista vianense, que cedo ficou sem o seu companheiro de equipa (Flávio Martins) aguentou bem os quatro dias de provas e hoje fez 91.º lugar.

Já Luís Ribeiro, vimaranense da Academia de Ciclismo Capital do Móvel, disputou a Volta a Portugal até à última etapa, mas terminou hoje fora do tempo determinado.

Fotos: FPC

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS