Diogo Martins, árbitro da Associação de Basquetebol de Braga, está nomeado para o jogo Geórgia-Eslováquia, jogo do Grupo E, do Challengers FIBA de Sub-16 masculinos, que se realiza às 18 horas, em Sofia, Bulgária.
Diogo Martins, que acompanha nesta aventura a Seleção Nacional que disputa o Grupo D, diz-se preparado e motivado para mais este Challengers…
“Estou preparado e com muita vontade de fazer um bom trabalho, agora no Challengers de Sub-16 masculinos”, disse o árbitro bracarense, que está na Bulgária desde sábado.
Hoje o dia foi passado “em formação, o que é habitual nestes torneios”, disse Diogo Martins, que explicou que “fazem sempre uma formação relativamente à competição, para que todos possamos tomar as melhores decisões e em conformidade”.
Aliás a FIBA mantém um contacto direto com os árbitros e assim no final dos jogos todas as manhãs, temos uma reunião sobre os jogos do dia anterior, com a visualização dos vídeos de cada jogo”.
“NÃO SE PODE PENSAR QUE OS JOGOS SERÃO FÁCEIS DE DIRIGIR”
Depois das rondas da Eurocup feminina e do Challengers de Sub-20, Diogo Martins tem agora pela frente o Europeu de Sub-16, mas considera que a exigência tem de ser a mesma…
“Sendo uma competição de Seleções Nacionais não se pode pensar que os jogos serão fáceis de dirigir. O trabalho realizado pela FIBA para preparação dos árbitros para este torneio é a mesma aos torneios de Sub-20 por exemplo”, disse o Diogo Martins, que adiantou que “os árbitros são preparados para ajuizar as ações do jogo de acordo com o pretendido por parte da FIBA. Obviamente indicam-nos que são jovens e podemos ter um lado mais pedagógico”.
Esta é a última competição da época de Diogo Martins: “é uma época que já vai longa e que termina com este torneio”, mas os dias de descanso não serão muitos até porque dia 10 de setembro arranca a nova época com a formação de Juízes “por isso, não há grande espaço para paragens”.