Ana Marinho, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, sagrou-se este fim de semana Campeã Nacional de Juniores de Corta-Mato Curto, prova que decorreu em Guimarães.
A atleta de Joane percorreu os quatro quilómetros da prova de Sub-20 femininos em 14:25 minutos, deixando a segunda classificada a mais 40s.
Ana Marinho, que está a fazer um excelente arranque de época, mostrou-se bastante satisfeita com o resultado obtido em Guimarães, numa prova que, considera, “correu muito bem e eu senti-me bem durante o percurso”.
Quando percebeste que podias ganhar? “Eu sabia que havia uma possibilidade de chegar ao primeiro lugar, mas nada é certo… Por isso, tentei desde início ganhar uma boa posição”, disse a atleta de Joane, que adiantou que “depois foi controlar a prova. Fui tentando aumentar o ritmo e ver até que ponto é que as minhas adversárias me acompanhavam… Também como forma de perceber como é que elas se encontravam”.
“TENHO TRABALHADO PARA ISTO”
A conquista do título de Campeã Nacional de Corta-Mato Curto vem mostrar que Ana Marinho está no bom caminho quanto à sua preparação… “Tenho trabalho para isto e, essencialmente, com vista no futuro, tentando ao máximo conciliar tudo”, disse a atleta famalicense, que referiu que “é sempre motivador quando obtemos boas qualificações nas competições que fazemos”.
Traz também mais responsabilidade? “Traz responsabilidade é certo, mas acima de tudo traz vontade para fazer mais e melhor!”.
Qual o próximo objetivo? “Os meus objetivos são mais a longo prazo, mas, sem dúvida que, o principal é continuar a evoluir neste desporto que tanto gosto”.
Ana Marinho tem-se destacado neste arranque de época nas várias vertentes, conseguindo excelentes resultados em, praticamente, todas as provas em que participou. Na hora de dizer qual a vertente em que se sente mais confortável afirmou: “é difícil responder a essa pergunta… Muito sinceramente à medida que vou crescendo no Atletismo vou gostando cada vez mais de Pista, de Corta-Mato e de Estrada. Gosto de fazer de tudo um pouco e sinto-me bem a fazê-lo assim” e concluiu: “acho que o Atletismo é muito isso, é não ficarmos apenas num formato e podermos diversificar imenso!”.
EARO EM DESTAQUE EM GUIMARÃES
Para além da vitória de Ana Marinho, a Escola Atletismo Rosa Oliveira, viu ainda Ana Faria subir ao segundo lugar dom pódio em Juvenis femininos, enquanto João Rodrigues conquistou o quinto lugar e Francisco Silva foi sexto.
Por equipas, a EARO sagrou-se Vice-Campeã em Juvenis femininas, com os contributos de Ana Faria, Joana Azevedo, Maria Baltar, Inês Silva, Margarida Rodrigues e Ana Neto.
A equipa masculina terminou no terceiro lugar do pódio com a contribuição dos atletas Leandro Gonçalves, Azevedo, João Moura e Pedro Castro.
Em prova estiveram ainda Rui Oliveira, Joel Silva, Rui Ramos, Bruno Pereira, Rui Fernandes, Bruna Ortiga e Joaquim Coelho.