André Pinto, do Viana Remadores do Lima, vai representar a Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Sub-23, que se realiza em Kruszwica, na Polónia, nos dias quatro e cinco de setembro.
O remador de Viana do Castelo, que marcou presença no Campeonato do Mundo em julho, diz-se motivado e a treinar para dar o seu melhor pela Seleção Nacional…
“A preparação está a correr bem, claro que não havendo provas não temos onde testar o andamento até ao Europeu, mas o treino continua sempre e o foco tem de ser sempre o mesmo”, disse André Pinto, que referiu que “o Remo é um desporto onde a consistência prevalece e espero que, não agora, mas daqui a uns tempos dê os seus frutos”.
CAMPEONATO DO MUNDO: “ESPERAVA UMA PRESTAÇÃO MELHOR”
André Pinto está a preparar o Campeonato da Europa em Viana do Castelo, junto dos seus colegas de clube e tendo bem presente o que conseguiu fazer no Campeonato do Mundo.
“Esperava uma prestação melhor”, disse o remador vianense, que adiantou: “deu para perceber onde estou e agora é trabalhar e lutar por mais”.
André Pinto até entrou bem o Campeonato do Mundo e qualificou-se diretamente para os quartos-de-final.
“Tive uma primeira e última regata muitos boas e as duas do meio nem por isso. Houve algumas coisas que falharam, tanto em termos técnicos, como físicos. Agora é trabalhar para melhorar”.
André Pinto prepara-se para a sua terceira participação numa prova internacional (Campeonato do Mundo e Europa) como atleta de Sub-23. O remador vianense refere que “há uma grande diferença entre Juniores e Sub-23. O nível é muito superior”.
APOSTADO EM CHEGAR À PRIMEIRA METADE DA CLASSIFICAÇÃO NO EUROPEU
Mas isso não afeta André Pinto, que parte para o Europeu com o objetivo “de passar, outra vez, os três quartos da tabela classificativa e tentar ao máximo alcançar a primeira metade”.
Afirmando que “sei que tenho muito trabalho pela frente”, André Pinto sonha um dia chegar aos Jogos Olímpicos e está já se olhos postos no Paris2024.
“Penso que esse seja o sonho de qualquer atleta de alta competição. Sem dúvida que chegar aos Jogos Olímpicos de Paris é um objetivo”.
Com o calendário nacional, praticamente, encerrado, André Pinto faz um balanço positivo da época.
“Foi um ano positivo. Tinha o objetivo de ganhar ao atleta de Setúbal, que também faz parte da Seleção Nacional Sénior, o Dinis, mas, infelizmente, não foi possível. Terá de ficar uma próxima oportunidade… e com certeza que na próxima chego mais rápido”.