“Estamos convictos que podemos conquistar um bom resultado e que nos lugares cimeiros poderá estar a bandeira Portuguesa…”, foi assim que Rodrigo Viegas, elemento do quarteto de Patinagem Artística Say Yes, abordou a participação do grupo no Campeonato da Europa de Show e Precisão, que se realiza em Lleida, Espanha, de 29 a 31 de julho.
Rodrigo Viegas referiu que “tivemos um bom planeamento e gestão com a nossa treinadora Joana Magalhães. Agora só temos de replicar na prova, o que temos executado nos treinos”.
“EQUIPA MOSTRA QUE CONSEGUE ADAPTAR-SE E SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO”
Rodrigo Viegas encara este Campeonato da Europa com otimismo e como um momento para evoluir… “Este vai ser um Europeu em que a equipa mostra que consegue adaptar-se e sair da sua zona de conforto, por isso, encaro-o como um momento de evolução, otimismo e autenticidade”.
Como foi trabalhar neste período de pandemia, com sucessivas paragens e a incerteza das provas?
“Foi uma temporada atípica, mas encaro-a de forma positiva” disse o patinador, que explicou: “permitiu-nos fazer uma melhor análise e aperfeiçoar a nossa coreografia. Aumentou o desejo por fazer mais e melhor”.
“A NOSSA COREOGRAFIA PROMOVE A INSERÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL”
Os Say Yes apresentam neste Europeu uma coreografia nova e Rodrigo Viegas mostra-se satisfeito com o feedback do trabalho… “Este vai ser um ano especial. A nossa coreografia promove a inserção da diversidade cultural, neste caso a cultura cigana. Tivemos o privilégio de visitar uma comunidade e ficar a perceber os seus costumes e tradições”.
“Estamos felizes com o trabalho e o feedback de quem assistiu à nossa coreografia foi fantástica, pois foi possível interiorizar no nosso personagem toda a informação para uma maior aproximação do que é ser um verdadeiro ‘Gitano’”.
“NERVOSISMO HÁ SEMPRE…DEMONSTRA O QUANTO ISTO É IMPORTANTE PARA NÓS”
Os Say Yes já estão em Espanha desde o início da tarde de ontem. Hoje vão treinar em Barcelona e na sexta-feira o trabalho será de expressão corporal com o auxílio de uma sala de espelhos.
Os elementos do quarteto minhoto já têm uma larga experiência na Patinagem Artística, mas Rodrigo Viegas confessa que ansiedade e nervosismo existem sempre…
“Para ser sincero, acho que fiquei mais nervoso com a situação da equipa ter que estar toda negativa no que toca ao rastreio à COVID-19… Mas nervosismo acho que há sempre e é importante, demonstra o quanto isto é importante para nós”.