“O meu objetivo é dar sempre o melhor”, disse Carina Viana, ciclista de Viana do Castelo que alinha na Academia Ciclismo de Paredes, a propósito da sua participação na I Volta às Beiras, prova por etapas de Ciclismo Feminino, que se realiza entre sexta-feira e domingo.
A ciclista vianense referiu que “no contrarrelógio tentarei ajudar a equipa a cumprir os objetivos da corrida e quanto às provas em linha, estarei lá para disfrutar e fazer o meu melhor até ao fim”.
Carina Viana salientou que “é uma novidade organizarem uma prova por etapas para femininas e quero disfrutar ao máximo, não só para ganhar mais experiência, mas com o objetivo de evoluir”.
ENSAIO PARA A VOLTA A PORTUGAL
A Volta às Beiras servirá ainda de ensaio para a Volta a Portugal de Ciclismo Feminino, que está marcada o início de setembro… “ainda não sei se vou conseguir participar na Volta a Portugal devido ao trabalho. Mas no caso de poder comparecer, já vou com a ideia do que é uma prova de etapas e já levo comigo uma vivência dentro do mesmo gênero de corrida. O que também acaba por contribuir para uma melhor execução dos objetivos”.
Quanto à prova que arranca amanhã, a ciclista que fez a sua formação na Tensai/Sambiental/Santa Marta, referiu que “temos a noção da quilometragem, mas não tenho pormenores em relação à altimetria. O facto de existirem vários prêmios ao longo do percurso, tornar a prova mais interessante e complexa”.
Sentes-te preparada para esta nova experiência? “Sim, estou pronta para mais uma aventura”, disse a ciclista de Viana de Castelo.
DANIELA PEREIRA E UC PONTE DA BARCA PRESENTES
Daniela Pereira, Clube BTT Matosinhos, e a equipa da ATPLINE_União Ciclista de Ponte da Barca também marcam presença na I Volta às Beiras de Ciclismo Feminino, que se destina a todas as categorias femininas (desde as Cadetes até Masters)
A famalicense Daniela Pereira, terceira classificada no Campeonato Nacional de Fundo, é um dos nomes sonantes na categoria de Elite, que conta com 25 ciclistas inscritas.
Em Elites participam ainda Marlene Gonçalves, Ana Caramelo, Sofia Ramalho e Vânia Vilaça, da formação de Ponte da Barca.
Da ATPLINE_União Ciclista de Ponte da Barca alinha ainda Rosa Marques, a Vice-Campeã Nacional de Master 50.
TRÊS DIAS DE COMPETIÇÃO
A I Volta às Beiras arranca esta sexta-feira, pelas 18 horas, com um Contrarrelógio por equipas que liga Casteição e Mêda, ao longo de 11,2 quilómetros.
Sábado realiza-se a primeira e mais longa etapa da prova, com uma extensão de 68,6 quilómetros, que liga Mêda a Almeida.
Domingo o pelotão feminino viaja de Almeida até Sabugal, numa etapa com 63.4km.