“O principal objetivo é sair da água com o sentimento de dever cumprido e fazer o melhor resultado possível”, é com este espírito que Beatriz Lamas, canoísta do Clube Náutico de Ponte de Lima, parte para as primeiras competições do ano de Canoagem.
Beatriz Lamas participa entre sexta-feira e domingo em três competições distintas: Seletiva Interna de Velocidade (em conjunto com Inês Penetra, do Gemeses), sábado e domingo (de manhã) disputa a Taça de Portugal e domingo de tarde participa no Campeonato Nacional Universitário de Canoagem.
“Vai ser um fim de semana preenchido e duro, mas em que vou dar o meu melhor para alcançar os melhores resultados”, referiu a atleta do CN Ponte Lima.
“BAIXAR TEMPO PARA CHEGAR A SZEGED”
Beatriz Lamas faz parte do restrito grupo de canoístas que participa sexta-feira na Seletiva Interna de Velocidade, que se realiza no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho e em que o objetivo passa por conquistarem um tempo que lhes permita disputar a vaga olímpica em Szeged.
“Vamos tentar baixar os 02:09m, sabemos que não será fácil (devido as condições atmosféricas), mas o objetivo será fazermos ou baixarmos os 02:09 para podermos ir ao apuramento olímpico”, começou por referir a atleta do CN Ponte de Lima.
Beatriz Lamas salientou que “a preparação tem corrido bem. Somos uma tripulação recente, mas ambas estamos a dar o nosso melhor para que resulte”.
Este é o primeiro passo que a dupla minhota dá na tentativa de chegar ainda aos Jogos Olímpicos de Tóquio… “Temos a consciência que será muito complicado e talvez ainda não estejamos preparadas para tal, mas daremos o nosso melhor, esta passagem é uma aprendizagem e um crescimento como atleta”, disse Beatriz Lamas, que salientou que “servirá sempre para prepararmos o que vem pela frente”.
“QUERO FAZER O MELHOR RESULTADO POSSÍVEL”
No sábado, Beatriz Lamas participa na Taça de Portugal de Velocidade pelo Clube Náutico de Ponte de Lima, numa prova que marca a sua estreia num novo escalão…
“Será a minha primeira prova como Sénior, mas, claramente, quero entrar com o pé direito neste escalão”, disse a jovem limiana, que garante que “quero fazer o melhor resultado possível”.
Ser atleta do CN Ponte Lima ‘exige’ estar na luta pelos primeiros lugares? “Não diria isso. Parte muito de nós e dos nossos objetivos. Mas temos o acompanhamento necessário para que isso aconteça e, claro que, querendo seguir o exemplo dos mais velhos acabamos por sentir um ‘dever’ para continuar a fazer história no clube e sermos o exemplo para os que estão a iniciar agora a modalidade”.
Beatriz Lamas, que entra ainda nas contas da classificação de Sub-23, vai participar nas provas de C1 500 e C1 200 e, confessa, quer estar na luta pelos primeiros lugares… “Acho que este ano as finais das canoas femininas serão mais disputadas e que o pódio estará em aberto”, mas “estar lá será sempre o objetivo e quem sabe numa das distâncias conseguir o título”.
BEATRIZ LAMAS APONTA AO PÓDIO NOS CNU’S
Os pódios são também o objetivo de Beatriz Lamas nos Campeonatos Nacionais Universitários, que se realizam na tarde de domingo.
A atleta, que vai representar a Universidade de Coimbra, vai participar nas provas de C1 500 e C1 200m e ainda em C2 500 com Márcia Faria (CN Prado).
“Espero estar na luta pelos pódios e pelos títulos”, referiu Beatriz Lamas, que adiantou que “acho que não seremos muitas em prova, mas acredito que vão ser provas muito renhidas”.