“O grande objetivo é ganhar, é conquistar o título de Campeão Nacional. Mas isto é um processo e temos de vencer primeiro o União Sportiva”, disse Rui Costa, treinador da equipa Sénior feminina do Vitória SC, que domingo recebe, pelas 11.30 horas, o conjunto dos Açores, vencedor da fase regular da Liga Skoiy.
Rui Costa refere que “nós não podemos apenas dizer que queremos ganhar. Temos de saber o que temos de fazer, como podemos chegar ao objetivo”.
Afirmando que “partimos para esta eliminatória com muito foco e cientes do que queremos atingir”, Rui Costa salientou que “nós temos de ganhar dois jogos dos próximos três. Claro que o nosso objetivo passa por ganhar o primeiro jogo, que é em casa e sabemos que vai ser complicado ganhar os dois jogos nos Açores. Aliás na fase regular o Sportiva não perdeu qualquer jogo em sua casa…”.
“RESPEITAMOS O ADVERSÁRIO DA MESMA MANEIRA QUE QUEREMOS VIR A SER CAMPEÕES”
Rui Costa diz-se confiante para mais esta eliminatória: “respeitamos o adversário da mesma maneira como queremos vir a ser campeões. Vamos lutar, dar tudo por tudo para vencer. Sabemos que o Sportiva também aspira ao título, por isso esperamos uma batalha difícil…mas é um jogo que queremos vencer”.
Quanto ao adversário, Rui Costa afirmou que “é uma equipa que nós já conhecemos bem. Nesta altura não há equipas que não se conheçam bem. A União Sportiva foi a equipa mais forte durante a fase regular, muito por causa de não ter perdido em casa. Nós perdemos lá por dois pontos após o prolongamento. Merecíamos mais, mas perdemos na luta dos ressaltos, das tabelas…”.
O segundo jogo “em casa já melhoramos, acabamos por fazer um bom jogo defensivo e vencemos com alguma tranquilidade”, lembra Rui Costa, que sabe que “para esta eliminatória as duas equipas vão fazer ajustes, mas as ‘chaves’ do jogo vão passar por essas bases: ressaltos, tabelas e transição de bola”.
“A forma como conseguirmos bater na tabela e a transição, a forma como conseguirmos parar a transição ofensiva da Sportiva vai ser fundamental para o jogo”.
“EQUIPA ESTÁ FOCADA”
Rui Costa alerta ainda que “o Sportiva é, a par do Vitória SC, a única equipa com mais de cinco atletas a marcar 10 e mais pontos por jogo”, por isso: “nós temos de ser muito fortes nos duelos individuais, cada jogadoea tem de ter a responsabilidade de travar a sua adversária”. Depois de anular os pontos fortes do Sportiva “vamos tentar explorar as fraquezas delas, porque também as têm e nós podemos aproveitar”.
Rui Costa garante que “os treinos correram bem, a equipa trabalhou com confiança, está muito focada e mentalizada nas coisas que vai ter de fazer para ganhar”.
Rui Costa considera que “temos condições para vencer o jogo. A equipa está bem, está confiante e unida”.