Rui Freitas foi o grande vencedor da categoria de Juniores da primeira prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI), que se realizou esta tarde na pista de Arimbo, em São Brás de Alportel.
O ciclista de Guimarães fez o trajeto, cerca de 1950 metros de descida, em 2:55.182m, menos 4,330s do que Mário Ruiz (Miranda Bike CC) e menos 21,130 do que Luís Cunha (Bike House DH Team/Guimarães). Diogo Pereira (Bike House) terminou na quarta posição.
O conjunto de Guimarães viu ainda Adriano Silva na luta pelo pódio em Cadetes. O ciclista minhoto ficou a escassos centésimos de segundo do terceiro lugar da prova ganha por Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr.Print).
Em Elites, Filipe Silva, que confessava à partida para S. Brás de Alportel não estar na melhor forma, terminou no Top10. O ciclista de Guimarães fez o trajeto em 2:52.927m, gastando mais sete segundos que o vencedor, o Campeão Nacional Gonçalo Bandeira.
O vimaranense David Martins terminou na 14.ª posição, gastando mais 10s que o vencedor. Tiago Fernandes, da Bike House DH Team/Guimarães, terminou na 23.ª posição e o seu colega de equipa Luís Fernandes foi 33.º.
Em Master 30, Fábio Jorge, da Casa Myzé Team, foi 11.º classificado.
Por equipas, a Bike House DH Team/Guimarães conquistou o terceiro, somando 120 pontos no Ranking.