O SC Braga recebe sábado, a partir das 16 horas, o Castêlo da Maia, naquele que é o jogo de abertura da Série dos Últimos do Campeonato Nacional da I Divisão feminina de Voleibol.
O conjunto, agora treinado por Carlos Dias, parte para esta fase com um só objetivo: garantir a manutenção na I Divisão e para isso terá de ficar nos primeiros quatro lugares. Carlos Dias sabe que a tarefa não vai ser fácil, a série é composta por equipas muito equiparadas e, a maior parte delas, até se reforçou para esta fase, mas “não temos outro objetivo senão o de garantir a manutenção” e essa luta “começa já no sábado e será feita pontinho a pontinho, jogada a jogada, set a set até conseguirmos chegar aonde queremos”.
Carlos Dias lembra que o SC Braga parte para esta fase decisiva com uma realidade diferente de todas as outras equipas… “a nossa realidade é um pouco diferente. Em janeiro todas as equipas que fazem parte desta fase se reforçaram, exceto o SC Braga. Para além de não se ter reforçado está ainda com alguns problemas no grupo por lesão de uma atleta nuclear”.
No entanto “nós temos de saber resolver a situação e o desafio aqui é assumir com todas as virtudes e todos os defeitos a luta pelo objetivo do clube, que é, claramente, a manutenção na I Divisão. Faremos tudo o que for possível para alcançar a manutenção”.
Afirmando que “têm de contar connosco para esta luta”, Carlos Dias reconheceu que “esta fase é mais difícil que a primeira. As equipas são muito equiparadas e vai ser uma fase muito equilibrada. Nós faremos de tudo para que a manutenção seja uma realidade”.
O SC Braga tem vindo a crescer de rendimento ao longo do campeonato e Carlos Dias refere que “acredito, claramente, que com este grupo a jogar de forma unida como o têm feito que podemos discutir os jogos. Vai ser uma fase muito disputado, entre equipas muito equilibradas e quem for mais regular terá mais hipóteses de se manter. Nós estamos na luta”.
O SC Braga inicia a fase decisiva frente ao Castêlo da Maia: “uma equipa constituída por atletas muito experientes e atletas jovens com muita valia. Aquilo que vamos tentar fazer é exponenciar ao limite as nossas virtudes e tentar esconder as nossas limitações. Partimos para este jogo, como o fazemos sempre, com o objetivo de ganhar. Vamos trabalhar ponto, a ponto, set a set para tentarmos ganhar este desafio”.
Carlos Dias diz-se confiante num bom resultado “se não estivéssemos confiantes o que estaríamos cá a fazer? Temos consciência das condições que temos, que não vai ser tarefa fácil, mas todos nós, atletas, treinadores, grupo, queremos ganhar e vamos lutar até ao fim pela vitória e pelo nosso objetivo”.
PROGRAMA DE JOGOS
Série dos Últimos
Sábado
16h: SC Braga – Castêlo Maia
Domingo
16h: Belenenses – Vitória SC
17h: Boavista – Vilacondense