NATAÇÃO

Viana NC aguarda por autorização para regressar à piscina

O Viana NC aguarda pela autorização da Câmara Municipal de Viana do Castelo para regressar à piscina. Os atletas da equipa vianense estão, neste momento, a fazer trabalho diário fora de água e sempre com a supervisão de Vânia Neves.

A treinadora do Viana NC acredita que em breve alguns atletas possam regressar aos treinos na piscina…“estamos à espera que a Câmara Municipal nos autorize regressar à piscina. O que ficou estabelecido é que os nadadores que têm mínimos nacionais podem continuar a treinar e aguardamos que a Câmara nos abra a piscina. Não estamos a infringir qualquer lei e isso fará toda a diferença para esses atletas”.

TREINOS DIÁRIOS ONLINE

Para já “estamos a fazer um treino diário, fora de água, via zoom. Mantemos a rotina dos treinos e a preparação física” referiu Vânia Neves, que assegura que “assim consigo perceber o que estão a fazer e como o estão a fazer. Claro que era preferível estar a trabalhar juntos deles, mas é melhor assim do que eles estarem a treinar sozinhos”.

Para a treinadora do Viana NC os trabalhos estão a correr bem: “nesta fase as coisas até estão a correr mais ou menos. Os miúdos estão sem aulas e assimilam esta fase como umas miniférias. Acredito que dentro de uma semana e meia, quando começarem as aulas, comece a complicar o trabalho que estamos a fazer”.

“É UM GOLPE DURO”

Vânia Neves considera que este novo confinamento “é um golpe duro” e adiantou: “para nós treinadores é muito complicado porque temos de rever todo o planeamento, tudo o que tínhamos programado, mas para os atletas foi um choque ainda maior. Este ano tem sido muito complicado. Sempre que alguma prova está quase a chegar… ficamos confinados”.

“No início era tudo muito desconhecido e não se sabia o que fazer, hoje em dia os contágios acontecem por descuido das pessoas. Ou as mentalidades mudam ou vamos continuar nesta situação por muito tempo” disse Vânia Neves, que lembrou que “com esta situação arriscamos a ficar sem atletas no desporto amador. Os que estão a competir conseguimos segurar, mas sem Escolas não há futuro para as modalidades”.

De salientar que o Viana NC não conseguiu abrir as Escolas esta época, que assim já estão paradas desde março… “Estava à espera de que tudo melhorasse nestes primeiros meses do ano. Previa que o início de janeiro seria difícil devido à abertura que tivemos no Natal, mas esperava que em fevereiro as coisas começassem a encontrar uma nova normalidade… não estava à espera de dar estes passos todos para trás…”.

“NATAÇÃO É UM DESPORTO SEGURO”

O Viana NC não sofreu baixas nos grupos de trabalhos depois da retoma dos treinos. Vânia Neves referiu que “o grupo ficou o mesmo, até porque o ambiente na piscina é muito seguro, a natação é feita dentro de água, que tem cloro, um dos maiores desinfetantes. A natação é assim uma modalidade ‘segura’ e isso ajudou na gestão com os pais. O problema poderia ser os balneários, mas aí ninguém arrisca nada. Os nadadores são alertados todos os dias e têm o maior cuidado, usam máscara, mantêm o distanciamento e cumprem rigorosamente as regras porque todos querem continuar a treinar”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS