“Esta será a primeira competição em que iremos participar este ano e só a poderemos encarar de uma forma, com a seriedade que a mesma nos incute. Não abdicaremos dos nossos princípios e da responsabilidade que é representar um clube eclético e histórico, como é o caso do Famalicense Atlético Clube”, foi assim que Orlando Postiga Simão, treinador dos Sub-21, começou por abordar a participação do Famalicense no recém-criado Campeonato Distrital de Sub-21 da Associação de Basquetebol de Braga.
A nova competição deveria arrancar no sábado com a participação de quatro equipas, depois da desistência do BC Barcelos, mas as novas medidas anunciadas pelo governo de proibição da circulação entre concelhos levaram ao adiamento da prova.
Em Famalicão, o Campeonato Distrital de Sub-21 está a ser encarada com seriedade e mais uma etapa, importantíssima, da formação dos atletas; e a equipa orientada por Orlando Postiga Simão quer ter uma voz ativa na competição…
“Acima de tudo, antes de esperar o que quer que seja, desejamos ser intervenientes ativos e poder acrescentar mais-valias desportivas aos nossos atletas”, disse o técnico do Famalicense, que pretende que “eles continuem a cumprir os vários estágios para o seu desenvolvimento”.
“ALMEJAMOS SER COMPETITIVOS”
Quanto a objetivos, Orlando Postiga Simão referiu que “se falarmos de objetivos desportivos, podemos afirmar que almejamos ser competitivos em todos os jogos, possibilitando assim que cada atleta vivencie o maior número de experiências no formato de competição”.
O Famalicense apresenta nesta competição uma equipa muito jovem, baseada, sobretudo, na equipa de Sub-18…
“Orgulhosamente avançamos com uma equipa muito jovem de atletas Sub-18 e que na sua vasta maioria, são o produto vivo da Formação do clube”, disse o técnico famalicense, que sobre a preparação referiu que “adotamos uma metodologia de treino diferenciada desde o período de off-season e agora em período pre-season. Acreditamos muito mais na vertente da consistência formativa do que na da periodização metodológica em função da competição”.
“Foi somente a partir do momento em que se avançou para a calendarização da competição, que redefinimos os objetivos metodológicos das unidades de treino. Cremos e focamo-nos muito mais nas dinâmicas evolutivas do processo, do que nos seus resultados finais. Sabemos exatamente onde estamos e para onde queremos ir”, disse Orlando Postiga Simão.
“O JOGO SÓ SE APRENDE JOGANDO”
Considera que este campeonato é uma mais valia na continuação da formação dos atletas, que por norma, encontram alguns problemas de adaptação aos Seniores?
“Obviamente. Esta ou qualquer outra competição, é fundamental para o incremento desportivo dos nossos atletas. Ao longo desta época, já integramos cinco atletas Sub-18 nas unidades de treino da nossa equipa sénior. No entanto, o jogo só se aprende jogando e como tal é fulcral competir mais. Este é o caminho que traçamos e seguimos”, referiu o técnico do Famalicense.
Quanto aos adversários, Orlando Postiga Simão salientou que “todos os projetos desportivos merecem sempre o nosso maior respeito e atenção, independentemente da sua origem ou dimensão”.