A Associação Desportiva de Esposende recebe domingo, pelas 11 horas, o CD Monserrate, em jogo da quarta jornada da primeira fase do Campeonato Nacional da III Divisão, Zona Norte B, feminina de Voleibol.
A equipa treinada por Rui Pedro Ribeiro, que devido a adiamentos e à desistência do CARTaipense se estreia nesta jornada, parte com algumas baixas no plantel, mas mostra-se confiante num bom resultado.
“já temos saudades da competição”, começou por afirmar Rui Pedro Ribeiro, que adiantou: “infelizmente estamos sem Passadora porque está em isolamento profilático, apesar de ter testado negativo, mas vamos encarar o jogo como deve ser encarado nesta altura. Dar oportunidade às atletas de fazerem aquilo que gostam”.
“VAMOS DAR O MÁXIMO PARA GANHAR”
“Há limitações, há quem não possa estar… mas as que estão têm a oportunidade de se divertir e evoluir” referiu aquele responsável, que salientou que “como é uma competição vamos dar o nosso máximo para tentar ganhar”.
A ADE realizou o seu último jogo – também a contar para o Nacional’ da III Divisão – há mais de nove meses, mas Rui Pedro Ribeiro nega qualquer tipo de nervosismo…
“Sinto alguma ansiedade, mas no bom sentido. As atletas sentem falta destes momentos. A realidade é que quando estamos em campo a preparar o jogo, estamos focados no Voleibol e em melhorar a qualidade do nosso jogo. Não pensamos em nada mais… e é um excelente refúgio para este período difícil que vivemos”.
De resto: “a única coisa que se pede à equipa é que encare o jogo como vem encarando os treinos… relaxada, tranquila, entusiasmada e com ambição”, disse Rui Pedro Ribeiro, que lembrou que “nós iniciámos os treinos em outubro e, pelo meio, tivemos uma quarentena, por isso, os índices físicos estão muito longe do desejável”.
REDUZIR OS ERROS
Sobre o adversário, o treinador da ADE referiu que “já temos uma ideia do CD Monserrate, vimos os vídeos dos últimos jogos realizados. É uma equipa com boa organização defensiva e extremamente empenhada. Têm algumas atletas esquerdinas, que, normalmente, nos criam dificuldades na organização de bloco e na defesa. Temos tentado preparar a equipa para os pontos fortes da equipa de Monserrate, mas acima de tudo, é um jogo em que precisamos de ter paciência e reduzir o número de erros”.
Rui Pedro Ribeiro lembrou que “na época passada tivemos sets com 16 erros não forçados…. em 25 pontos dos adversários! Erros esse que, normalmente, resultam da falta de paciência e serenidade. Está identificado, veremos se conseguimos melhorar o desempenho”.
A ansiedade de jogar pode levar a equipa a cometer esse tipo de erros neste primeiro jogo? “Eu diria que é uma ansiedade, mas para fechar o ponto. No Voleibol, quando não conseguimos fechar o ponto, é importante conseguir condicionar o adversário…. é aí que nós vamos falhando, porque não queremos condicionar, mas sim pontuar! E o risco nem sempre compensa. É algo que vamos pedindo às atletas, que sejam mais criteriosas nas decisões em campo!”.
PROGRAMA DE JOGOS
Sábado:
11h: VC Viana – VC Famalicão – Pavilhão Santa Maria Maior
Domingo
11h: ADC Perre – Vila Verde AC – Pavilhão Santa Marta Portuzelo
11h: AD Esposende – CD Monserrate – Pavilhão Henrique Medina