“Não vou mentir. Vim para esta corrida com o objetivo de discutir os primeiros lugares, mas sem colocar as expectativas muito elevadas, porque na pista tão depressa se está a lutar pelas medalhas como no décimo lugar” disse Iúri Leitão, que esta tarde se sagrou Campeão da Europa de Scratch, durante o Europeu que decorre em Plovdiv, Bulgária.
“Felizmente venci, mas acho que só comecei a perceber a dimensão do que tinha conseguido quando vesti a camisola de Campeão da Europa”, referiu Iúri Leitão.
O ciclista de Viana do Castelo, que fez a sua formação na Tensai/Sambiental/Santa Marta, mostrou-se muito forte desde o início da corrida e assumiu a liderança à passagem da 20.ª das 60 voltas ao velódromo.
“Não estava planeado atacar tão cedo, mas vi uma janela de oportunidade e aproveitei. Depois de alguns ataques, houve um momento de tensão. Achei que era o momento certo para tentar”, disse o corredor português ao site da FPC.
Iúri Leitão venceu sem margem para dúvidas a prova desta tarde e escreveu uma página de ouro na história do Ciclismo de Pista português, ao ser o primeiro corredor a conquistar a medalha de ouro num Europeu. No pódio Iúri Leitão teve a companhia do ucraniano Roman Gladysh e pelo britânico Oliver Wood.
Gabriel Mendes, selecionador nacional, mostrou-se bastante satisfeito com o resultado obtido pelo ciclista de Viana do Castelo: “é um orgulho muito grande” e adiantou: “sabíamos que o nível era muito elevado na prova de Scratch e que existia uma probabilidade grande de incerteza quanto ao resultado. Esperávamos movimentações e elas aconteceram. Foi após outros ataques, que não resultaram, que o Iúri se isolou. Fez uma excelente gestão do esforço e uma fantástica leitura de corrida, controlando aqueles que poderiam ser os adversários mais perigosos nos momentos certos para o fazer. Foi uma prestação de excelência. Fez-se história!”.
Para além do título de Iúri Leitão, Portugal viu ainda Maria Martins ser terceira classificada em Eliminação.
Iúri Leitão regressa à pista já esta sexta-feira para a qualificação da disciplina de Perseguição Individual, que conta ainda com Ivo Oliveira. A final está marcada para as 16.20h. Às 16.35 h Maria Martins disputa a Corrida Por Pontos, disciplina em que Rui Oliveira participa às 17.25h.
Fotos: FPC