O BC Barcelos bateu, esta tarde, o SC Braga, por 65-64, naquele que era o jogo grande da quarta jornada do Campeonato Nacional da I Divisão masculina de Basquetebol.
O conjunto de Barcelos entrou melhor no jogo, ofensivamente mais concentrado e muito forte defensivamente. Venceu o primeiro período por 18-16, depois de ter estado, algumas vezes, a vencer por mais de cinco pontos.
No segundo período, o conjunto de Pedro Grenha mostrou-se mais concentrado e equilibrou o jogo. O período terminou com empate a 16 pontos, com o BC Barcelos a chegar ao intervalo a ganhar por 32-34.
Depois do intervalo, o SC Braga surgiu mais forte. Defensivamente esteve mais concentrado, não permitindo grandes veleidades ao adversário. Ofensivamente a equipa de Pedro Grenha parecia ter acordado. Um triplo de Noivo mexeu com o desafio. O SC Braga ia aumentando o marcador e o BC Barcelos tentava, sem êxito, contrariar a equipa da casa. O SC Braga venceu o terceiro período por 19-14, ficando a ganhar por 51-48.
À entrada para o quarto final, Albino Mota mexe na equipa e consegue relançar o desafio. Durante este período foram várias as vezes que as duas equipas se aproximaram e afastaram no marcador. O último lance da partida pertenceu ao SC Braga, que não conseguiu marcar e acabou por perder por um ponto, 64-65.
ALBINO MOTA: “VITÓRIA MUITO IMPORTANTE”
No final da partida, Albino Mota, treinador do BC Barcelos considerou que “esta é uma vitória muito importante para nós e frente a um adversário direto”.
“Era importante vencer aqui, porque nós já tínhamos perdido um jogo e ao vencer o SC Braga ficamos em pé de igualdade” disse o treinador dos barcelenses, que acrescentou que “também serve para dar mais ânimo à equipa porque o ano não está fácil. Nós preparamos os jogos, mas nunca sabemos se os vamos disputar. Esta incerteza afeta muito os atletas”.
O BC Barcelos não esteve consistente todo o jogo e Albino Mota explicou que “a nossa estratégia passa por entrarmos e terminarmos bem os jogos. Precisamos de rodar os jogadores porque a jogar a este ritmo os jogadores não aguentam os 40 minutos. Assim, entramos fortes, muito concentrados e focados. No meio do jogo, e com as substituições não conseguimos ser tão consistentes. Mas o importante é que terminemos bem o jogo”.
Quanto a jogo em si, Albino Mota garante que “já estava à espera de encontrar estas dificuldades. O SC Braga tem uma equipa muito forte e obrigou-nos a empenhamo-nos a 100 por cento”.
Agora vêm aí mais dois jogos difíceis. Sexta-feira, o BC Barcelos recebe o CB Viana, em jogo da quinta jornada, e no domingo mede forças com o Famalicense, em jogo em atraso da terceira jornada.
“Vamos começar já a preparar o jogo com o CB Viana, é um jogo muito difícil frente a uma equipa que nos causa algum desconforto pela forma como joga. Joga na zona muito tempo e nós não nos sentimos bem com isso. O ano passado realizamos três jogos com eles e vencemos dois. Vamos tentar ganhar este”, disse Albino Mota.
Sobre o jogo com o Famalicense, o treinador do BC Barcelos referiu que “é uma equipa diferente. Tem uma defesa muito organizada e bons lançadores, teremos de ter cuidado com os lances externos”.