
“A equipa está a trabalhar, consciente do que vai encontrar e creio que preparada para qualquer situação” disse Luís Arantes, treinador do Grupo Desportivo André Soares, que esta sexta-feira inicia a fase de Apuramento ao Campeonato Nacional da I Divisão Masculina de Basquetebol.
Na primeira jornada a equipa bracarense desloca-se ao recinto do BC Barcelos, num jogo que está marcado para as 21 horas. No sábado a equipa de Luís Arantes joga em Coimbra frente ao Conimbricense, a partir das 16 horas.
“A EQUIPA NÃO TEM PRESSÃO…MAS CONVÉM QUE ELES QUEIRAM GANHAR”
O GDAS parte para esta fase de Apuramento decidido a lutar pela subida de divisão, mas sem pressão, como garante o treinador: “a equipa não sente pressão”, mas salienta que “convém que eles queiram ganhar e percebam que todo o sucesso vem do trabalho deles”.
O GDAS já está a treinar desde junho e há um mês que regressou aos trabalhos no pavilhão: “é um trabalho mais adaptado e próximo do que é um jogo em si. A preparação está a correr bem. Os atletas que entraram já estão integrados e a equipa vai-se conhecendo melhor. Já tem uma dinâmica e penso que temos argumentos para lutar pela subida de divisão. Se a consequência do nosso trabalho não for a subida agora, será no final do ano e os atletas têm consciência disso”.
Sobre a fase de apuramento, Luís Arantes lembra que “esta é a primeira vez que se decide uma subida com este tipo de formato. É tudo completamente novo e é uma boa oportunidade que temos para tentar chegar à I Divisão, vamos tentar aproveitar. Se conseguirmos é a consequência do nosso trabalho…e seremos felizes”.
“NOTA-SE ALGUM NERVOSISMO”
Sente algum nervosismo na equipa? “Nota-se com o aproximar dos jogos algum nervosismo. É quase invisível, mas já se nota alguma ansiedade, umas precipitações nos lances. Isso também faz parte do jogo, da preparação para o jogo. O que não pode haver é casos em que a ansiedade leve à desconcentração”.
Sobre os adversários, Luís Arantes referiu que “o BC Barcelos foi a única equipa que assumiu a luta pela subida. É uma séria candidata à subida. Tem uma equipa muito parecida com a da época passada, ganhou foi mais e melhores soluções. O Conimbricense não conheço, as indicações que tenho tirei-as apenas pelas classificações anteriores. Agora não nos podemos esquecer que é um clube com uma grande história no Basquetebol português. Foi o primeiro Campeão Nacional e é um dos clubes mais antigos na modalidade”.